Pão brioche, ou francês, amanhecido, cortado em rodelas e mergulhado em uma misturinha deliciosa de leite, açúcar (ou mel) e ovos, e finalizado na frigideira com manteiga ou no forno. Salivou aí? Faltando pouco mais de 1 mês para o Natal, as rabanadas voltam a ganhar espaço nas refeições do dia a dia, seja no café da manhã ou na sobremesa. Mas, quem será que inventou a receita?
A origem, apesar de incerta, é atribuída aos povos gregos e romanos dos séculos IV e V. Ela está documentada no famoso livro ‘De re coquinaria (ou Apicius Culinaris)’, do gastrônomo Marcus Gavius Apicius (clique aqui para ver a versão digitalizada do livro no acervo da The New York Academy of Medicine), que reuniu vários manuscritos da época. No tal livro está a receita de pão umedecido em leite e ovos batidos.
Aqui no Brasil, contudo, a receita foi trazida pelos portugueses. Por lá, as rabanadas são ‘fatias douradas’, ‘fatias de ovo’ ou ‘fatias de paridas’, fazendo alusão às mulheres que acabaram de dar à luz. A crença era de que o doce, quando oferecido às recentes mães, ajudava na produção do leite materno.
Presente em boa parte do globo, o doce tem suas particularidades de país para país. Nos EUA, por exemplo, chama-se French Toast e, geralmente, é servida com calda e frutas. Na Espanha, as torrijas são bem parecidas com as daqui, embora sejam populares no período da Páscoa. Aqui no Brasil também ganhou novos ingredientes, como leite condensado, essência de baunilha, raspas de limão e canela.
Abaixo, confira receita de rabanada recheada do The Chef, o programa do Edu Guedes na Band:
Ingredientes:
1 copo de leite
1 ½ lata de leite condensado
3 ovos
1 colher de café de essência de baunilha
Raspas de limão a gosto
4 unidades de pão amanhecidos cortados em fatias
1 xícara de chá de doce de leite (para rechear, se preferir)
Açúcar e canela para polvilhar
1 litro de óleo para fritar
Modo de preparo:
Corte os pães com largura de 2 dedos e recheie-os com o doce de leite. Em um bowl, junte o leite, leite condensado, ovos, baunilha e raspas do limão, passando os pães na mistura no momento que for colocar para fritar. Retire os pães da frigideira, deixe-os escorrerem e jogue açúcar e canela sobre eles.