Qual a origem e quem inventou o panetone? Band Receitas conta uma das lendas sobre a criação do pão doce, que é um clássico das festas de fim de ano.
Spoiler: essa delícia teria “nascido” por acaso em Milão, na Itália, depois de um cozinheiro queimar um bolo na véspera de Natal. De acordo com o chef confeiteiro italiano Giuseppe Piffaretti, criador da Coppa del Mondo del Panetone, essa é a versão mais famosa e aceita sobre a invenção do panetone.
Lenda do panetone
A receita tem origem na corte de Ludovico Sforza, conhecido como il Moro, que governou como duque de Milão, no século XV. Um cozinheiro de sua família queimou, sem querer, um bolo que preparava para o banquete da véspera de Natal.
Para resolver a situação, o rapaz que trabalhava na cozinha decidiu usar um pão de levedura que havia guardado para o Natal. Ele a processou com farinha, ovos, frutas cristalizadas e açúcar, obtendo uma massa bem fermentada e macia. A criação foi apreciada pela família, que decidiu chamar a receita inusitada de “pan di Toni”, homenageando o cozinheiro.
Entretanto, existem outras lendas relacionadas à criação do panetone, mas é certo dizer que o pão doce foi criado na Idade Média e que está ligado à tradição de se fazer pães durante o Natal.
A forma atual do panetone foi concebida nos anos 20, quando o confeiteiro italiano Angelo Motta, inspirado pelo bolo russo kulic, decidiu adicionar manteiga à receita e embrulhar o bolo em papel palha, tornando-o do jeito que o degustamos hoje.