Você sabia que a receita original de molho Alfredo não leva creme de leite? É o que os chefs Edu Guedes e Jéssica Peixoto explicam no programa The Chef. Assista ao vídeo acima!
O fettuccine Alfredo “raiz” é feito apenas com manteiga, queijo parmesão ralado e água do cozimento da massa, combinação que garante a tão desejada cremosidade. Segundo Jéssica Peixoto, é importante mexer bastante o macarrão no molho e servir o prato na hora – assim, você come o seu fettuccine Alfredo com a textura perfeita. Lembre-se: não é preciso adicionar sal no molho.
Aprenda a receita do fettuccine Alfredo original abaixo:
Ingredientes
- 400 g de massa tipo fettuccine
- 1 ½ xícara (chá) de manteiga sem sal
- 3 xícaras (chá) de parmesão ralado
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Cozinhe a massa em água abundante com sal (não descarte a água). Em seguida, coloque o fettuccine em uma frigideira com manteiga. Adicione o parmesão aos poucos. Mexa muito bem. Coloque um pouco da água do cozimento da massa para trazer cremosidade. Finalize com a pimenta. Sirva com um grelhado.
Qual a origem do molho Alfredo?
O fettuccine Alfredo é um prato clássico da culinária italiana e o carro-chefe do restaurante Il Vero Alfredo, inaugurado em 1908, em Roma. A receita foi criada pelo fundador do estabelecimento, Alfredo I. Ele fez fettuccine com manteiga fresca e parmesão para oferecer à esposa, que ficou exausta após dar à luz o primeiro filho do casal. Ela comeu a massa e sugeriu que o marido incluísse o prato no cardápio de seu pequeno restaurante. Foi assim que o molho Alfredo se tornou mundialmente famoso.