Ao se deparar com um embutido no mercado e rotisserie, não fica claro de onde vem aquela carne – afinal, ela já foi manipulada o suficiente para estar em outro formato e recebeu tempero para ter outros aromas. Porém, a Band Receitas te ajuda a desmistificar isso! Começando pelo salame.
O salame é produzido a partir da carne suína, bovina e, também, da combinação de ambas. De acordo com o chef de cozinha Gustavo de Carvalho, que comanda o Tua Restaurante, em São Paulo (SP), não existe uma regra geral.
De acordo com o especialista, para checar a qualidade do embutido, é preciso estar atento aos seguintes detalhes: “O embutido deve estar bem compacto, macio e ter uma boa proporção de carne versus gordura para que seja agradável ao paladar, além do mix de especiarias e temperos para trazer sabor”.
O chef entrega que existem dois tipos de salame que são mais consumidos no país: o italiano e o hamburguês – ambos levam o mix de carnes na receita. Enquanto o italiano é mais compacto e pode levar até vinho em sua mistura, o hamburguês possui diâmetro maior e tem como principal tempero a pimenta preta.
Independentemente do tipo, o embutido harmoniza muito bem com vinhos e, também, é uma opção deliciosa para servir como aperitivo. Não deixe de aproveitar!