Receitas

Quais são os tipos de sushi? Chef especialista explica

No dia 1º de novembro, comemora-se o Dia do Sushi, prato da culinária japonesa que faz sucesso no Brasil; saiba como diferenciá-los

Da Redação

O Dia do Sushi foi criado no Japão, mas integra o calendário gastronômico brasileiro Envato Elements
Envato Elements

Os fãs da culinária japonesa têm um bom motivo para celebrá-la hoje. 1º de novembro marca o Dia do Sushi, prato muito apreciado no Brasil — o arroz temperado com peixe cru ou fruto do mar faz sucesso neste lado do mundo. A data comemorativa foi criada na Ásia, mas passou a integrar o nosso calendário gastronômico devido à sua popularidade por aqui. Quem também adora um bom sushi?!

Existem muitas versões de sushi, cujo significado real da palavra é “arroz avinagrado”. Muda-se o formato, os ingredientes, a finalização… E você pode encontrar nomes diferentes no cardápio de um restaurante especializado. Por isso, a chef de cozinha Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê, em São Paulo (SP), explica quais são os tipos de sushi mais conhecidos.

Confira a lista e saiba como diferenciá-los:

Conheça os tipos de sushi (Foto: Envato Elements)


Niguiri ou niguirizushi: o significado original da expressão é “moldar com a mão”. Esse sushi é vendido pelo nome de niguiri, que trata-se de um “montinho” de arroz com uma fatia de peixe por cima.

Hossomaki: “hosso” significa “fino”; “maki” quer dizer “enrolado”. É o arroz recheado com algum fruto do mar ou vegetal. O “bolinho” deve ser enrolado com alga nori

Kappamaki: hossomaki de pepino. “Kappa” é o nome de um ser folclórico da tradição nipônica, que tem cor verde e se alimenta de pepinos.

Tekkamaki: hossomaki de atum. “Tekka” é uma tradução para esse peixe.

Uramaki: “ura” significa “ao contrário”. É o maki do avesso: recheio de frutos do mar envoltos na alga nori com “moldura” de arroz. É uma invenção moderna do prato. Usualmente, usa-se gergelim para dar textura e consistência ao arroz.

Hot roll: esse não é um prato tradicional da culinária japonesa, que ganhou toques de outras culturas ao redor do mundo. Por aqui, o prato é como um hossomaki com cream cheese empanado e frito.

Djô: outro prato que não é típico no Japão. Esse é um bolinho de arroz, enrolado e coberto por cream cheese e com salmão no topo.

Futomaki: “futo” significa “grosso”. Ele é um hossomaki de maior tamanho e mais recheado. Sua receita original não leva recheio de peixe, apenas legumes e cogumelos. 

Inarizushi: é o tofu frito e recheado com arroz temperado.

Oshizushi: é o sushi prensado. Nessa versão, o arroz aparece achatado com frutos do mar ou vegetais, e é fatiado em quadradinhos. 

Mais notícias

Carregar mais