Quem concorda que não há nada melhor do que acordar e tomar uma xícara de café fresquinho? A bebida faz parte do dia a dia dos brasileiros, mas essa paixão não é coisa nossa… O planeta inteiro ama café! A prova disso é o Dia Mundial do Café, celebrado nesta quinta-feira (14).
Nesta data especial para os fãs de café, o Band Receitas revela seus principais benefícios para a saúde. Esqueça a ideia de que a bebida é uma das “vilãs” da boa alimentação: especialistas afirmam que o consumo moderado de café previne doenças e ajuda a emagrecer.
As nutricionistas Deborah Lestingi e Juliana Vieira destacam os pontos positivos do café e explicam qual é a melhor forma de tomar a bebida no dia a dia. Confira abaixo:
Quais os benefícios do café para a saúde?
O consumo moderado da bebida faz bem para a saúde. O grão de café é rico em antioxidantes e outras substâncias estimulantes que contribuem para o foco e concentração. Ele também possui minerais e vitaminas do complexo B, que são importantes para a geração de energia.
O café também previne doenças e ajuda a emagrecer. Entenda os benefícios:
- Energia: a bebida deixa o organismo mais ativo. Diversas substâncias presentes no grão fazem com que o rendimento nas atividades do dia a dia aumente, além de combater o sono e o cansaço;
- Emagrecimento: o café acelera o metabolismo e a queima de gordura. Isso acontece devido à ativação do sistema nervoso simpático;
- Regula o intestino: a bebida ajuda a liberar um hormônio que estimula o intestino grosso a realizar os movimentos gástricos;
- Previne a depressão: doses moderadas de cafeína alteram positivamente o humor e aumentam a disposição por causa de seu efeito estimulante. A bebida contribui para a liberação de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar, o que diminui o risco de depressão;
- Estimula a função cerebral: o café ajuda o cérebro a trabalhar mais rápido por ter características psicoativas. Previne, também, o surgimento do Mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas.
Qual é a recomendação de consumo diário de café?
A dose diária recomendada para um adulto saudável é de três xícaras (300 ml) por dia. A quantidade é suficiente para fornecer os principais benefícios para a saúde.
Qual é o melhor tipo de café? Como escolher um café de qualidade?
O café arábica é o tipo mais recomendado por ter alta concentração de antioxidantes e baixa concentração de cafeína. O sabor desse café, em relação ao amargor, também é mais suave.
Existem alguns selos de qualidade, como o da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que são encontrados nos cafés comercializados moídos. Assim, o consumidor pode saber se o café que ele compra é de procedência confiável e se tem qualidade. O café arábica, por exemplo, exige que o produtor tenha mais cuidados e dê mais atenção à sua plantação. Além disso, é interessante identificar o tipo de grão que se consome. Procure na embalagem informações como tipo de grão, se o café é torrado ou moído, região da plantação, nome do produtor etc.
Qual a melhor forma de preparar café?
Coado. O café coado reduz a presença de algumas substâncias presentes no grão que podem influenciar no aumento do colesterol “ruim” (LDL).
E, então? Gostou de tudo o que descobriu aqui? Pois, você vai gostar de saber que nós criamos o Guia Básico do Café. Sim, ele é “básico” porque o mundo do café não cabe em um eBook. Mas, pode ser um passo inicial para você que deseja conhecer mais sobre toda a magia por trás desses grãos.
Em nosso eBook, você vai poder conferir:
- A história do café
- Rota do consumo do café no mundo
- Diferentes tipos de grãos e de qualidade
- Dicas e métodos de preparo
- Utensílios para ter uma experiência completa
- Como harmonizar café
- Receitas de drinks com café
Gostou da ideia? Então, faça já o download gratuito do Guia e bom cafezinho! :)