Dicas

Quais alimentos ajudam no combate à depressão? Médica indica 5 opções

Conheça os aliados que aumentam a produção de serotonina, o "hormônio do prazer"

Da Redação, com The Chef 18/09/2021 • 11:42 - Atualizado em 18/09/2021 • 11:42
Espinafre, rico em ferro, auxilia no combate à doença
Espinafre, rico em ferro, auxilia no combate à doença
Reprodução/Envato Elements

Quando o assunto é saúde mental, o Brasil não tem motivos para comemorar: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o País registra o segundo maior índice de casos de depressão no continente americano (5,8%) e perde apenas para os Estados Unidos (5,9%). A situação é ainda mais preocupante durante a pandemia da Covid-19, cujos efeitos impactam diretamente no emocional dos indivíduos.

Por isso, a nutróloga Ana Luisa Vilela, no The Chef,  chama atenção para os alimentos que podem ser aliados no combate à doença. A médica especialista indica cinco opções que aumentam o "hormônio do prazer" (serotonina) no nosso organismo e destaca a importância dos antioxidantes, minerais e vitaminas nesse processo em busca da neuroproteção.

Confira o TOP 5 da nutróloga abaixo:

5. Limão e laranja

Limão e laranja são frutas ricas em vitamina C, que tem ação antioxidante. Segundo a especialista, o limão também pode ajudar a reduzir o consumo de sal e também melhora a digestão.

Limão e laranja: ricos em vitamina C (Foto: Reprodução/Envato Elements)


4. Grão-de-bico

O grão-de-bico é rico em ácido fólico, substância fundamental na produção de serotonina. Esse ingrediente pode ser preparado de várias formas: ensopado, ele é um excelente substituto do feijão; também é o protagonista de saladas, pastas e acompanhamentos.

Os grãos contribuem para o bom funcionamento do cérebro (Foto: Reprodução/Envato Elements)


3. Espinafre

As folhas verdes-escuras são fontes de ferro, nutriente muito importante para a produção de serotonina. Elas também possuem fibras, que ajudam a função intestinal. O espinafre é um exemplo de folha verde-escura, assim como a couve, rúcula, agrião...


2. Oleaginosas

As oleaginosas entram na lista por causa do zinco, principalmente. Mas as vitaminas B e D presentes nas castanhas também garantem a proteção dos neurônios.

Oleaginosas devem ser consumidas com moderação (Foto: Reprodução/Envato Elements)


1. Chocolate 70% 

O chocolate possui uma substância que nos deixa felizes. No entanto, o chocolate com 70% de cacau (ou mais), além de dar prazer, tem benefícios para a saúde. Ele ajuda na qualidade do sono e no aproveitamento do cérebro.

Chocolate 70% traz benefícios para a saúde (Foto: Reprodução/Envato Elements)


Assista às dicas da especialista no The Chef:

Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?