O amor pela gastronomia é a principal ligação entre os chefs Franco e Lorenzo Ravioli, e o sobrenome marcante não deixa dúvidas sobre a raiz italiana. “Existem duas coisas muito presentes nas nossas vidas: a cozinha e o Palmeiras”, revela o chef de cozinha e apresentador ao Band Receitas.
No Dia dos Pais, celebrado neste domingo (13), pai e filho, que hoje são sócios do restaurante Foglia Forneria, em São Paulo (SP), relembram momentos marcantes na cozinha de casa e se emocionam ao falar sobre MasterChef Júnior – Lorenzo venceu a primeira temporada do talent show para crianças aos 13 anos de idade, o que foi um divisor de águas em sua carreira. Leia a entrevista abaixo:
“Ele me ensinou tudo o que sei”
Aos 22 anos, com título de MasterChef e experiência no comando de restaurantes, Lorenzo dedica sua trajetória campeã na gastronomia ao pai. “Somos muito parecidos, tanto na personalidade quanto na culinária, no paladar. Ele me ensinou tudo o que eu sei sobre comida”, afirma.
Ele, segundo Franco, é apaixonado pela arte de cozinhar desde os seis anos. O pai lembra, como se fosse ontem, da época em que Lorenzo invadia a cozinha para colocar suas habilidades em prática. “Nunca quis ou pedi que o Lorenzo tivesse o meu perfil, mas ele sempre foi prestativo”, conta.
Era típico do Lorenzo fazer molho. Ele colocava uma cadeirinha na frente do fogão para fazer molho. Nunca vou me esquecer do primeiro penne al pomodoro que ele fez.
Para o pai, acompanhar a evolução do filho na gastronomia não tem preço. “Ver o Lorenzo fazer massa fresca com as mãos é impressionante. Isso me lembra minha mãe. Ele treina, tem vontade... E desde pequeno, viu? Lembro da força que ele fazia com as mãozinhas... É maravilhoso ser pai dele”, analisa Franco.
As memórias da infância também são inesquecíveis para o jovem talento. “Nos restaurantes, eu lavava os copos e ajudava os pizzaiolos no forno”, relembra. Ele, que “nasceu” na cozinha italiana, não pensa duas vezes ao dizer um prato que simboliza a conexão com o pai: ragu de carne. “É a receita que a gente mais faz. Demora bastante, tem vários passos… O ragu é muito característico da comida italiana”, explica.
Parceria nos negócios
O mais novo empreendimento de Franco e Lorenzo é o restaurante Foglia Forneria Artigianale, localizado na Vila Nova Conceição, bairro da zona sul da capital paulista. Juntos, eles comandam a operação da casa italiana há um ano e meio.
“Meu pai é uma fonte de inspiração. Sempre tive vontade de trabalhar com ele em um restaurante”, diz Lorenzo. Segundo eles, nem tudo é perfeito, como em toda a família. O sucesso do negócio, no entanto, é reflexo da sintonia entre eles. “No restaurante, a última palavra é minha, mas ele é tão chef quanto eu”, garante Franco.
O jovem chef da família Ravioli cursa Administração de Empresas e ele já tem planos para o fim da faculdade: se especializar em gestão de restaurantes no exterior. E o coração de Franco, que é pai e sócio, como fica? “O que eu posso fazer? Vou visitá-lo lá. Vou sofrer, mas vou apoiar”, brinca.
Emoções de MasterChef
Em entrevista ao band.com.br, publicada em janeiro de 2022, Lorenzo conta sobre a importância do MasterChef Júnior em sua vida. “Foi o palanque que tive para me conhecerem e me darem oportunidades. Nada disso seria possível sem o programa”, pondera.
Hoje, Franco fala sobre as emoções de quem apoiou um jovem cozinheiro nessa experiência única. “Me emociono ao relembrar o MasterChef. Foi um momento muito especial para a família. Quando é para acontecer, acontece, mas tem que estar junto. Ele queria muito ganhar e foi muito especial ver meu filho no programa. A gente ficou ainda mais apaixonado pelas coisas que ele faz. Não tem como explicar essa união de pai e filho”, finaliza.