O segredo do polvo perfeito é a textura. Por isso, é importante prestar atenção no tempo de cozimento, a fim de garantir que o fruto do mar fique bem macio – é difícil comê-lo com quando está “borrachudo”, não é mesmo?
Em entrevista ao Band Receitas, o chef de cozinha Pedro Mattos, do restaurante italiano Pappagallo Cucina, em São Paulo (SP), revela seus truques para o preparo perfeito do ingrediente, ideais para os cozinheiros de primeira viagem. Confira abaixo!
Primeiro passo: limpeza do polvo
O chef chama atenção para a importância da preparação minuciosa antes de cozinhar o polvo. “A primeira etapa é a limpeza. Isso envolve a retirada das vísceras e de outras partes indesejadas, além de raspar as ventosas do animal para remover qualquer sujeira”, explica.
Como cozinhar o polvo?
Anote o passo a passo: um polvo de tamanho médio, de 2,5 kg, deve ser cozido em até quatro litros de água, por cerca de 40 a 60 minutos, sempre em fogo brando (ou até que o polvo esteja macio).
“Escolha uma panela grande para cozinhar o polvo. Adicionar alguns aromáticos na água, como salsa, cebola e alho, que podem dar um sabor extra ao polvo”, diz Pedro Mattos.
Ponto perfeito
Qual é a textura ideal do polvo? “Ele deve ser macio, mas devemos sentir uma ligeira resistência ao morder. Cozinhar demais pode deixá-lo borrachudo, então, preste atenção ao tempo de cozimento”, conclui o chef.