Dicas

Moqueca capixaba da Carole Crema: uma super opção para almoço leve e saboroso

Confira passo a passo do cozido de peixe que faz o maior sucesso na mesa da família brasileira

Da Redação

Moqueca capixaba super fácil e levinha
Moqueca capixaba super fácil e levinha
Envato Elements

E diretamente de Vitória, do Espírito Santo, onde eu vim passar aqui o final de semana, vou contar pra vocês a diferença das moquecas. A gente tem a moqueca capixaba e a moqueca baiana. Não irei me pronunciar, se você acha que eu vou dizer qual eu prefiro, qual é a melhor, qual é a correta, errou. 

Não vou começar essa briga porque isso pode dar guerra civil aqui no Brasil, porque a moqueca é um prato bem brasileiro, né? Na verdade, de origem angolana, a moqueca então, aqui no Espírito Santo não leva nem dendê, nem leite de coco. Ela é um cozido de peixe com cebola, tomate, coentro, limão, alho, azeite e a diferença é que leva o urucum, a semente do urucum, né.

Então, você pode amassar e e faz ali um pozinho, você pode comprar também o colorau que tem uma coloração bem alaranjada, forte, vinda do urucum, que é o único tempero diferente que tem nessa moqueca e que vai deixar os sabores dos peixes e do camarão mais evidentes. Então, se você fizer um refogadinho com azeite e urucum (você pode comprar o colorau de urucum), aí cebola, alho e tomate em rodelas. 

Depois, você tira esse refogado, divide ele no meio mais ou menos, no olho, e aí bota na panela um fundo de refogado: os peixes com esse restante do refogado, um pouquinho de água ou caldo de peixe, coentro, cebolinha, tampa a panela e abafa cinco, 10 minutinhos, o peixe cozinhou, está pronta. 

A moqueca capixaba, hein, pessoal? E aí, vocês vão me dizer depois se gostaram mais dessa ou da baiana que leva dendê e o leite de coco. E não se esqueça que você pode sempre mandar um email pra mim através do hojepode@bandnewsfm.com.br pra me pedir receitas, dicas, fazer comentários e claro sempre também nas redes sociais do @carolecrema.