Dicas

Marinada de mostarda deixa frango saboroso e suculento

Olha só que marinada inteligente: dois ingredientes que todo mundo tem na geladeira e dá muito mais sabor ao frango de todo dia; aprenda com o chef Helder Justo

Da Redação

Marinada para frango com mostarda e limão
Marinada para frango com mostarda e limão
Envato Elements

Uma boa marinada pode deixar seu frango com muito mais sabor – e não só isso, já que a técnica também amacia as fibras da proteína! Seus ingredientes líquidos e sólidos (como ervas frescas) penetram na superfície do alimento, tornando-o mais saboroso e suculento.

E se engana quem pensa que só dá pra fazer marinada com ingredientes sofisticados, como vinho e iogurte natural. Segundo o cozinheiro Helder Justo, o frango cai super bem com essa misturinha prática: mostarda, sal, limão e especiarias, como lemon pepper, pimenta-do-reino e páprica.

Lembrando que devemos sempre começar a marinada com um líquido ácido, como vinagre, suco de limão ou laranja, iogurte ou vinho, que ajudará a amaciar a carne e adicionar um toque de acidez. “Se não tiver um ácido, tecnicamente, nem pode ser chamado de marinada", explica o professor de gastronomia Deumas Oliveira.  

Em seguida, escolha ingredientes aromáticos, como alho, cebola, ervas frescas, especiarias e condimentos que complementem o tipo de carne ou vegetal que você está marinando. Uma boa dica é lembrar de retirar o excesso de líquido do alimento antes de cozinhá-los. Isso evitará que a marinada queime e ajude a obter uma crosta dourada e saborosa.