Se manteiga já é bom sozinha, imagina temperada? É o caso da manteiga composta, uma misturinha do alimento com algumas especiarias — e a lista de utilidade é longa: combina com legumes, dá sabor para carnes e, claro, melhora aquele pão quentinho no café.
A chef Carole Crema, por exemplo, usou a manteiga composta para dar ainda mais sabor para o camarão grelhado, mas você pode transformá-la na estrela da sua tábua de pães e torradinhas. Agora, vamos aprender como faz esse acompanhamento?
Como fazer manteiga composta?
“Com manteiga suficiente, tudo fica gostoso”. É o que dizia Júlia Child, ícone da culinária – e ela tem razão! Para fazer sua manteiga composta, que é ainda mais saborosa que a normal, você vai precisar de alguns ingredientes:
- 200g de manteiga sem sal
- 2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
- 1 colher de chá de alecrim desidratado e picado
- 1 colher (sopa) de caldo de limão
- 1 dente de alho amassado
- ½ colher de chá de mostarda dijon
- Sal, pimenta-do-reino moída na hora e raspinhas de limão a gosto
O modo de preparo é bem simples: deixe a manteiga em temperatura ambiente até ficar bem amolecida, em ponto pomada. Adicione os temperinhos e misture até ficar homogêneo. Prove e corrija caso ache necessário.
O truque é colocar a manteiga composta no papel manteiga e tentar dar o formato de cilindro, com as mãos mesmo. Vá enrolando as pontas, como se fosse embrulhar um bombom, até que a manteiga fique numa espécie de “bisnaga”.
- Deixe no congelador por no mínimo 1 hora e voilà! Agora, é só deliciar sua manteiga composta com pães e torradinhas ou usar no preparo do dia a dia.