O truque de colocar óleo ou azeite na água do macarrão já caiu por terra e se você é leitor do Band Receitas sabe bem disso. Então, por que será que a massa gruda? A verdade é que são muitos fatores que podem (ou não) cozinhar seu macarrão com perfeição. Para o Edu Guedes, três deles são cruciais:
O tamanho da panela
Ainda que você faça macarrão para apenas uma pessoa, é importante que a panela seja bem grande. Usando um recipiente pequeno, a temperatura da água abaixa muito na hora que você jogar o macarrão e deixa ele grudento e pastoso. A proporção ideal é de 1 litro de água para cada 100 gramas de massa, independentemente do formato (curto ou longo).
A quantidade de macarrão por pessoa varia muito de acordo com o tamanho e apetite de cada um, mas o consenso culinário é de 80 g a 100 g nas porções individuais, combinado? E se sobrar, você pode fazer uma fritrata com as sobras.
A temperatura da água
Nada de colocar a massa para cozinhar na água fria, morna ou quando as primeiras bolhinhas aparecerem. Precisa estar bem quente (mesmo!). Fervendo. Isso porque o macarrão cru já dá uma boa resfriada na água e se ela não estiver quente, levará mais tempo para cozinhar.
Falando em tempo, respeite o tempo de cozimento indicado na embalagem do macarrão que você escolheu. E o ideal é jogar a massa cozida em um recipiente com água e gelo para que você pause esse cozimento e o prato fique al dente (consistente e firme).
A quantidade de sal na água do cozimento
Aposto que você colocar aquela pitadinha de sal na água, não é mesmo? Pois saiba que o correto é pesar a mão com esse ingrediente! Isso porque a massa vai inchar, crescer e dobrar de tamanho praticamente, então, ela deve ser cozida em água bem salgada. É a regra de ouro dos italianos! Coloque assim que começar a ferver: 1 e 1/2 colher de sopa de sal para cada 1/2 quilo de massa.