Você lava o ovo antes de guardá-lo? Se a resposta é sim, elimine esse hábito da sua rotina na cozinha. Ao Band Receitas, o chef Rogério Holanda, do Melhor da Tarde, explica que a higienização do alimento com água e outros componentes químicos oferece riscos a saúde.
“A casca do ovo é porosa. Ela absorve a água e as bactérias se proliferam dentro do ovo, podendo estragá-lo”, explica o especialista. Rogério Holanda reforça: não use, também, detergente ou outros produtos químicos para limpar a parte externa do ovo. Utilize papel toalha para limpar superficialmente a casca antes de usar o alimento numa receita. Assim, evita-se o desperdício e a contaminação por Salmonella.
Caso queira lavar o ovo, você deve prepará-lo imediatamente para reduzir os riscos.
Por que não se deve guardar os ovos na porta da geladeira?
“O pior lugar para armazenar os ovos é na porta da geladeira. Coloque-os dentro, junto com os demais alimentos”, afirma o chef. “Se você coloca os ovos na porta da geladeira, com o ‘abre e fecha’, eles ficam suscetíveis à variação de temperatura. Os ovos são organismos vivos e podem estragar”, completa.
Para evitar o consumo de alimentos contaminados, mantenha os ovos sempre refrigerados. Rogério Holanda dá dica: use um organizador de ovos para guardá-los com cuidado na parte mais alta da geladeira, onde a temperatura é menor.
Como descobrir se o ovo está podre?
O segredo de Rogério Holanda para não comprar o produto estragado consiste em jogar luz no ingrediente. Se o ovo ficar “aceso”, parecido com uma lâmpada, ele está próprio para consumo; caso fique apagado, fosco, ele está podre.
Veja o passo a passo abaixo:
- Ligue a lanterna do seu celular;
- Ilumine a base do ovo;
- Se o ovo “acender”, como uma lâmpada, ele está fresco e pronto para ser consumido;
- Se o ovo ficar apagado, ele está podre.