Dia das Mães merece ser comemorado com uma refeição muito especial, não é mesmo? O chef Rodrigo Oliveira ensina a preparar um cardápio cheio de sabor, perfeito para o almoço da data. Veja no quadro Comendo Pelas Beiradas, no Melhor da Noite desta quarta-feira (8).
A sugestão do chef para o prato principal é stinco de cordeiro com cuscuz e tomates tostados. A carne com molho de vinho tinto é supersuculenta e combina muito bem com a crocância do cuscuz. Hmmm…
A sobremesa do menu fica por conta de um delicioso pudim de abóbora. Você já experimentou? Faça em casa e surpreenda sua mãe com esse sabor!
Veja as receitas completas abaixo:
Stinco de cordeiro com cuscuz e tomates tostados
Ingredientes
Stinco de cordeiro
- 800 g de stinco de cordeiro
- 100 g de cebola
- 100 g de cenoura
- 100 g de alho-poró
- 10 g de alho
- 150 ml de vinho tinto
- 5 g de pimenta dedo-de-moça
- 100 ml de caldo de carne reduzido
- 50 ml de azeite
- 60 g de extrato de tomate
- 2 g de pimenta-do-reino preta
- 10 g de sal granulado
- 10 g de páprica doce
- alecrim a gosto
- tomilho a gosto
Cuscuz de milho
- 500 g de flocão de milho crioulo
- 1 litro de água
- 10 g de sal refinado
Tomates tostados
- 200 g de tomate-cereja
- 50 ml de óleo de pimenta crocante (chilli crunch)
- 20 g de cebolinha
- 2 g de flor de sal
Modo de preparo
Stinco de cordeiro: No dia anterior ao preparo, salgue o stinco com sal granulado e mantenha em um recipiente fechado. Tempere o stinco com as especiarias e doure de todos os lados na panela de pressão. Tire da panela e reserve. Na mesma panela do stinco, refogue os vegetais cortados por, pelo menos, cinco minutos. Adicione o extrato e cozinhe por mais cinco minutos, sempre mexendo para soltar o fundo da panela. Coloque o vinho, deixe o álcool evaporar e volte o stinco com as ervas e o caldo para a panela. Complete com água até cobrir 2/3 da carne. Cozinhe na pressão por 40 minutos. Separe o stinco e coe o caldo. Sirva a carne com o caldo.
Cuscuz: Hidrate o cuscuz com metade da água e adicione o sal. Deixe descansar por, pelo menos, 20 minutos. Solte o cuscuz na cuscuzeira e cozinhe no vapor por 15 minutos. Solte o cuscuz com ajuda de um garfo, adicione o restante da água quente, misture bem e deixe descansar por mais 10 minutos.
Tomates tostados: Em uma panela quente, toste os tomates sem gordura. Depois de tostar os tomates, tempere-os com cebolinha, óleo de pimenta crocante e flor de sal.
Pudim de abóbora
Ingredientes
Leite de abóbora
- 1 kg de abóbora caravela sem sementes e descascada
- 500 g de leite integral
Pudim de abóbora
- 800 g de leite de abóbora
- 650 g de leite condensado
- 100 g de creme de leite fresco
- 340 g de ovo
- 300 g de gema
Caramelo
- 1 kg de açúcar
- 500 ml de água
- 20 g de glucose
Calda de limão-cravo
- 200 g de caramelo
- 30 ml de suco de limão-cravo
Modo de preparo
Leite de abóbora: Bata os ingredientes por dois minutos ou até atingir textura lisa. Coe o leite em uma peneira forrada com pano multiuso limpo para que não fiquem pedacinhos.
Pudim de abóbora: Bata todos os ingredientes por 30 segundos. Coe a mistura e sirva em forminhas redondas de 140 g com 10 g caramelo no fundo. Asse em banho-maria a 100°C por 30 minutos, até que o pudim fique firme.
Caramelo: Coloque todos os ingredientes, exceto a água, em uma panela em fogo médio. O caramelo deve alcançar o tom âmbar. Depois de pronto, ajuste a consistência com mais 200 ml de água. Quando o caramelo esfriar, forre as forminhas.
Ordem da montagem: Pudim, calda de limão-cravo e semente verde de abóbora tostada e quebrada em cima do pudim.