Cozinhar não é apenas terapêutico, mas também faz bem pra saúde. E quem diz isso é a nutricionista Silvia Ramos, convidada do The Chef com Edu Guedes de hoje (25), que começou com uma deliciosa receita de sanduíche natural de atum.
A nutricionista explicou sobre os alimentos que prejudicam o quadro da doença — e até mesmo aqueles que ainda não tem diabetes! Na lista, estavam carboidratos, refrigerantes, alimentos com muito sódio e ultraprocessados: “Como se evita isso? Cozinhando! Cozinhar faz muito bem, além de que é terapêutico", afirma a Silvia.
E ela tem razão. Segundo estudos da John Hopkins University, “pessoas que cozinham em casa têm uma alimentação mais saudável”. Afinal, quem cozinha sabe a qualidade e natureza dos ingredientes que está usando, podendo consumir menos calorias, alimentos mais variados, e ter uma maior ingestão de nutrientes.
Truque para lanches saudáveis
Aprender a cozinhar é mais do que uma tarefa ou hobby, mas a escolha de um estilo de vida mais sadio. Quem é adepto ao pensamento é o chef de cozinha Edu Guedes, que aproveitou para revelar um ótimo truque para quem busca lanches fáceis e mais saudáveis.
Nada mais é do que selar o seu pão integral na frigideira, sem necessidade de gorduras, como manteiga ou azeite. Isso faz com quem o alimento crie uma “barreira” e não fique úmido, absorvendo tanto o recheio.
Outras dicas do Edu Guedes para montar pratos mais saudáveis são:
Troque o sal por temperos
O sal, em grande quantidade, é inimigo da alimentação do diabético. Substitua o ingrediente por temperos, frescos ou secos, para realçar o sabor da comida.
Use pouco azeite
A dica do chef é regar o peixe com azeite ao invés de colocar azeite na panela. Assim, você evita o uso em excesso da gordura.