Dicas

Como fazer lombo de Natal? Chef Dalton Rangel dá dicas para deixá-lo macio

O chef de cozinha do Duelo de Mães entrega segredos do preparo da carne e sugere acompanhamentos; assista ao vídeo

Por Amanda Caroline

Saiba como fazer um bom lombo natalino
Saiba como fazer um bom lombo natalino
Envato Elements

O lombo de porco é opção prática, saudável e  muito saborosa para a noite de Natal. O chef de cozinha Dalton Rangel, do Duelo de Mães, entrega segredos do preparo da carne e sugere acompanhamentos deliciosos. 

Confira no vídeo abaixo:


Como escolher a peça de lombo?

Na hora de comprar o lombo para a ceia, atente-se à aparência da carne. A coloração e a quantidade de gordura são muito importantes. “Quanto mais branquinha a carne, mas macia ela é. O lombo também precisa ter uma capa de gordura fina na parte superior”, explica o chef.

O que fazer para deixar o lombo bem macio?

A marinada é responsável por deixar a carne macia e cheia de sabor. Segundo Dalton Rangel, é preciso deixar o lombo submerso no líquido por 24 horas, no mínimo. Por isso, programe-se para fazer o prato. Saiba como preparar a marinada:

“Nessa marinada, trabalhe com vinho e algum suco ácido, que pode ser de limão ou de abacaxi. Use a proporção de 1 litro de vinho para 100 ml de suco ácido. Adicione o mirepoix – cenoura, salsão, cebola e ervas aromáticas – e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe o lombo submerso nessa solução por 24 horas. A carne vai absorver todo esse líquido e ficará muito macia.”

Lombo assado ou cozido: qual a melhor opção?

Fique à vontade para escolher a forma de preparo do lombo, mas, antes de colocá-lo para assar no forno ou cozinhar na panela de pressão, lembre-se de selar a carne. “Doure bem todos os lados do lombo para caramelizar a carne e desenvolver o sabor. No forno, ele leva entre 1 hora e 1h30 para assar. Já na pressão, o lombo fica pronto em 30 minutos, no máximo”, diz o chef.

Quais são os melhores acompanhamentos para o lombo assado?

Aposte em acompanhamentos adocicados para deixar o jantar ainda mais gostoso. Confira as sugestões do chef: “Gosto muito de frutas secas e castanhas – você também pode rechear o lombo com elas. Adoro uma saladinha com gorgonzola e  nozes, que pode ter maçã, pera… O acompanhamento também pode ser aquele bom e velho arroz com amêndoas.”

Tópicos relacionados