A cebola caramelizada é um acompanhamento delicioso, seja para hamburguers, churrascos, sanduíches ou até mesmo aquele risoto super cremoso — fica uma delícia! E se a gente te contar que existe um truque para acelerar esse processo de caramelização? Confira!
Como fazer cebola caramelizada?
O verdadeiro segredo para uma boa cebola caramelizada, tecnicamente, é ter bastante paciência. Segundo o chef Renato Pires, “a cebola já tem seus açúcares naturais e, para ativá-los, basta deixar bastante tempo em fogo baixo”.
Quer fazer do jeito mais correto? Adicione a cebola cortada em meia lua, manteiga e o azeite de oliva em fogo médio. Quando a manteiga derreter completamente e começar a borbulhar, acrescente as cebolas fatiadas.
Como já explicamos, o processo é lento, então, deixe as cebolas cozinharem em fogo baixo, mexendo ocasionalmente. Esse processo pode levar de 25 a 30 minutos ou até que as cebolas fiquem macias e adquiram uma coloração marrom-dourada.
Agora, se você está com pressa e quer uma cebola caramelizada super gostosa, pode apostar no truque dos chefs Renato Pires e Edu Guedes, adicionando uma pitada de açúcar.