Bolinho de mandioca frito com caranguejo: veja receita da Claudia, do MasterChef

Tradicional na Colômbia e no Panamá, receita é inspirada nas carimañolas e ganhou toque brasileiro nas mãos da chef Claudinha Ramos

Da Redação

A passagem de Claudinha Ramos pelo MasterChef Profissionais foi breve, mas muito significativa. Embora tenha deixado a competição no primeiro episódio, a chef representou a gastronomia nordestina e provou que é boa de tempero. Dona do bistrô Café Passado, em Aracaju (SE), a cozinheira aceitou o convite do Band Receitas para participar do Master Dicas, programa no Youtube com receitas e técnicas culinárias. Assista acima!

No episódio de estreia, ela ensina como fazer bolinho de mandioca frito e recheado com caranguejo. Inspirado nas tradicionais carimanõlas, receita típica da Colômbia e do Panamá, o quitute tem massa leve e sem farinha. Já o recheio pode ser adaptado conforme a preferência de quem vai comer. No vídeo, Claudinha usa catado de caranguejo, produto final do crustáceo, que é cozido e quebrado. 

Para quem não tem acesso ao catado, ela sugere cozinhar o caranguejo na água com sal. Depois, basta separar a parte da carne e seguir conforme a receita. Que tal experimentar? Veja ingredientes e como fazer os bolinhos:

 

Rendimento: 10 bolinhos
Tempo de preparo: 60 minutos 

Ingredientes  

Massa: 
1 kg de mandioca  
Sal a gosto 

Recheio: 
400 gramas de catado de caranguejo  
Sal a gosto 
Pimenta a gosto  
Pimenta dedo-de-moça a gosto 
Páprica defumada a gosto 
Gengibre a gosto 
Cebola a gosto 
Alho a gosto 

Montagem e finalização: 
1 ovo  
100 gramas de farinha de trigo para empanar  
200 gramas de farinha panko para empanar  
500 ml de óleo para fritar  
Flores comestíveis para finalizar 
Brotos comestíveis para finalizar 

Maionese de coentro: 
100 ml de leite bem gelado 
1/2 dente de alho sem o miolo 
1/2 maço de coentro 
1/2 limão (só o sumo) 
Sal a gosto 
Pimenta a gosto 
Óleo de canola a gosto  

Modo de preparo 

Massa: Cozinhe a macaxeira na pressão por 4 minutos. Desligue o fogo e deixe sair a pressão. Ainda quente, coloque na batedeira com a raquete e bata até ficar homogêneo. Enquanto bate, adicione sal. Quando esfriar, abra a massa com as mãos.  

Recheio: Tempere o catado de caranguejo com sal, pimenta, pimenta-dedo-de-moça, páprica defumada e gengibre. Refogue com cebola e alho. Acerte o sal e reserve.  

Maionese de coentro: Bata todos os ingredientes, exceto o óleo de canola) no liquidificador ou mixer. Tempere com sal e pimenta. Deixe batendo na velocidade mínima e adicione o óleo aos poucos até atingir o ponto de maionese. Acerte o sal e a pimenta. Coloque em uma bisnaga e guarde na geladeira até a hora de usar. 

Montagem e finalização: Envolva o recheio na massa de mandioca. Empane no ovo, na farinha e, por fim, na farinha panko. Frite em óleo quente por imersão em até 180 graus. Sirva com maionese de coentro e finalize com flores comestíveis e brotos de ervas frescas.  

Mais notícias

Carregar mais