Gente, vocês sabem que eu ando comendo bastante grãos, né? Eu tô tentando na minha dieta, no dia a dia, substituir o arroz de todo dia por coisas diferentes. E aí, eu fiz esses dias um salteado, um refogadão de grãos e favas, ficou tão gostoso e eu vou passar aqui pra vocês, é superfácil.
Claro que tem que comprar todos esses ingredientes que a gente não costuma normalmente, mas vale a pena. Você pega grão de bico, edamame, que é a soja fresca, né? Já tem congelado, bem fácil de achar; feijão, pode ser o de corda, o fradinho, eu gosto muito.
Normalmente, uso esses três e se eu tenho fácil, fava, que eu acho bem gostoso. Mais ou menos uma ½ xícara de cada, uma, depende de quantas pessoas você tem em casa, já cozidas. É para cozinhar separadamente cada um deles porque cada um tem um ponto diferente de cozimento.
Aí, você vai pegar numa frigideira grande, vai aquecer um pouquinho de azeite e nesse azeite você vai refogar até amolecer bem uma cebola inteira cortada em lâminas bem fininhas. Quando ela amolecer, já começar a dourar, você pode pôr uns três dentinhos de alho, eu faço também laminadinho. Deixa ele cozinhar ali com a cebola.
Vai espremer o suco de um limão, sal, pimenta do reino, um pouco de páprica, aí desliga o fogo, vai juntar umas duas colheres de sopa de salsinha e duas de cebolinha picadinha, mistura bem e um tomate cortadinho em cubos sem semente.
O tomate é bom porque ele dá um frescor, pode por até dois se você gostar bastante, põe o tomate, então você fez ali um refogadinho meio úmido. Esse refogadinho você vai misturar com os grãos já cozidos, finaliza com um fiozinho de azeite, o ideal toda vez que a gente tem grãos que tem a casquinha, como como o feijão, o grão de bico, se você fizer à noite pra comer no dia seguinte, vai ficar mais gostoso.
E não se esqueça que você pode mandar sua dúvida, pedir uma receita sempre pra mim, através do e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br ou pelas redes sociais @carolecrema. Fala comigo!