Os probióticos são microorganismos vivos utilizados no desenvolvimento de alimentos fermentados. Na maioria das vezes, tratam-se de bactérias que fazem muito bem à nossa saúde. A nutróloga Marcella Garcez explica no programa The Chef que os probióticos têm inúmeras funcionalidades, mas a principal delas é ajudar o nosso organismo a ter melhores respostas imunológicas.
Esses organismos vivos também contribuem para o aumento da absorção intestinal, equilibram a microbiota, melhoram as funções metabólicas e emocionais. Abaixo, você conhece cinco alimentos probióticos indicados pela médica especialista para você incluir no cardápio do dia a dia.
Confira o TOP 5 abaixo:
5. Picles
Os picles de vegetais são fontes de probióticos, saudáveis e podem ser consumidos todos os dias. Vale usar pepino, cenoura, abobrinha, cebola...
4. Missô
O missô é uma pasta de soja fermentada. Esse ingrediente típico do Japão é a base do missoshiro, uma sopa que é consumida quente. A médica explica que os probióticos morrem em temperaturas acima de 70ºC, mas os fragmentos dos organismos vivos que permanecem no alimento também são capazes de estimular o sistema imunológico.
3. Kefir
Trata-se de uma bebida fermentada feita a partir dos grãos de kefir e seu substrato mais comum é o leite. O kefir pode ser agregado a outros tipos de leites e sucos, e utilizado em receitas frias.
2. Kombucha
O kombucha é uma bebida fermentada à base de chás que pode ser feito de vários sabores. A fermentação faz com que ele tenha gás. Por isso, o kombucha é conhecido como um "refrigerante natural". Dica: o kombucha é ideal para ser consumido pela manhã.
1. Leite fermentado
O leite fermentado representa vários laticínios fermentados com probióticos, como o iogurte e a coalhada. Esses alimentos, além de oferecerem inúmeros benefícios à nossa saúde, também são deliciosos.