Dicas

Qual é o melhor probiótico natural? Conheça os benefícios e 5 opções para incluir no cardápio

Nutróloga explica a importância dos alimentos probióticos para o bom funcionamento do nosso organismo; confira abaixo:

Da Redação, com The Chef

Picles de vegetais é um exemplo de alimento probiótico; entenda
Picles de vegetais é um exemplo de alimento probiótico; entenda
Reprodução/Envato Elements

Os probióticos são microorganismos vivos utilizados no desenvolvimento de alimentos fermentados. Na maioria das vezes, tratam-se de bactérias que fazem muito bem à nossa saúde. A nutróloga Marcella Garcez explica no programa The Chef que os probióticos têm inúmeras funcionalidades, mas a principal delas é ajudar o nosso organismo a ter melhores respostas imunológicas. 

Esses organismos vivos também contribuem para o aumento da absorção intestinal, equilibram a microbiota, melhoram as funções metabólicas e emocionais. Abaixo, você conhece cinco alimentos probióticos indicados pela médica especialista para você incluir no cardápio do dia a dia. 

Confira o TOP 5 abaixo:


5. Picles

Os picles de vegetais são fontes de probióticos, saudáveis e podem ser consumidos todos os dias. Vale usar pepino, cenoura, abobrinha, cebola...

4. Missô

O missô é uma pasta de soja fermentada. Esse ingrediente típico do Japão é a base do missoshiro, uma sopa que é consumida quente. A médica explica que os probióticos morrem em temperaturas acima de 70ºC, mas os fragmentos dos organismos vivos que permanecem no alimento também são capazes de estimular o sistema imunológico.

Missô é tradicional na culinária oriental (Foto: Reprodução/Envato Elements)


3. Kefir

Trata-se de uma bebida fermentada feita a partir dos grãos de kefir e seu substrato mais comum é o leite. O kefir pode ser agregado a outros tipos de leites e sucos, e utilizado em receitas frias.

Os grãos de kefir devem ser suavemente amarelados (Foto: Reprodução/Envato Elements)


2. Kombucha

O kombucha é uma bebida fermentada à base de chás que pode ser feito de vários sabores. A fermentação faz com que ele tenha gás. Por isso, o kombucha é conhecido como um "refrigerante natural". Dica: o kombucha é ideal para ser consumido pela manhã.

Sempre refrescante, a kombucha pode ser encontrada em vários sabores (Foto: Reprodução/Envato Elements)


1. Leite fermentado

O leite fermentado representa vários laticínios fermentados com probióticos, como o iogurte e a coalhada. Esses alimentos, além de oferecerem inúmeros benefícios à nossa saúde, também são deliciosos.

Leite fermentado age na microbiota intestinal (Foto: Reprodução/Envato Elements)


Assista às dicas da especialista no programa: