Dicas

5 alimentos para curtir o Carnaval sem estresse

Alimentar-se bem antes das festas é fundamental para evitar indisposição e aproveitar o feriado com amigos e familiares; vejas dicas de nutricionista

Redação

Torradas com ovos, queijos e legumes é boa pedida para o Carnaval
Torradas com ovos, queijos e legumes é boa pedida para o Carnaval
Envato Elements

Faltam poucos dias para o Carnaval chegar, mas a temporada de bloquinhos e festas de rua já está aberta e a todo vapor. Com festas que se estendem por horas, muitas vezes debaixo de chuva e de sol, é preciso estar fisicamente preparado para cair na folia. Sabe aquele ditado que diz que saco vazio não para em pé? Pois é, saco vazio também não vai para o bloquinho.

O Band Receitas conversou com a nutricionista Angelica Grecco, do Instituto EndoVitta, e reuniu algumas dicas de como os foliões devem se alimentar antes das festas para evitar qualquer mal-estar ou dor de cabeça. 

Segundo a especialista, é válido consumir alimentos ricos em carboidratos e proteínas, pois eles ajudam a manter os níveis de glicose no sangue e aumentam a sensação de saciedade. Assim, é possível curtir a festa por mais tempo, sem enfrentar queda de pressão, tontura, enjoos, desmaios, entre outros problemas.

Ir de barriga vazia para o Carnaval também não é uma boa ideia porque, além de ficarmos com muito mais fome que o normal, por conta do jejum prolongado, as chances de optarmos por comidas ultraprocessadas são bem altas.

Ou seja: na hora de comer, você pode acabar optando por algo nada saudável, e aí os prejuízos são ainda maiores.

Que tal se programar e curtir o Carnaval do melhor jeito? Veja, abaixo, a lista elaborada pela nutricionista com dicas de alimentos para e lanches que podem ser feitos antes de ir para um bloquinho ou festa:

1 – Pão integral ou torradas integrais: oferecem carboidratos complexos que ajudam a fornecer energia ao corpo e a sustentá-la por mais tempo;

2 - Ovo: é uma ótima fonte de proteína e gorduras e pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Além disso, são fáceis de se preparar; 

3 - Frutas: são ricas em vitaminas e minerais e também contêm açúcares naturais que podem fornecer energia de rápida absorção para o organismo; 

4 - Queijo: é uma boa fonte de proteína e gordura, o que estimula uma sensação de saciedade prolongada. Se tiver algum tipo de intolerância ou restrição, no entanto, evite; 

5 - Legumes: são ricos em nutrientes e pobres em calorias, o que os torna uma boa opção para comer antes de uma festa. Exemplos: cenoura, pepino, abóbora, berinjela, tomate, entre outros. 

Quais alimentos evitar antes de pular o Carnaval?

Mas atenção: não vale comer qualquer coisa antes e depois das festas. Segundo Angelica Grecco, do Instituto EndoVitta, alimentos ricos em gordura e açúcar devem ser evitados antes e depois do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pois podem aumentar a sensação de desconforto e piorar a ressaca. São eles:

  • Nuggets, batata-frita e hambúrguer;
  • Biscoitos e bolachas recheadas;
  • Macarrão instantâneo;
  • Embutidos;
  • Salgadinhos;
  • Bolos prontos;
  • Sucos artificiais;
  • Refrigerantes;
  • Frituras e etc.

Por fim, se você tiver a oportunidade de levar algum lanche para o bloquinho ou festa, nem que seja um punhado de castanhas e frutas secas, faça isso. O consumo excessivo de álcool aumenta o risco de desidratação e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue, podendo causar tontura, enjoo e outros tipos de mal-estar.