Você sabia que bacalhau não é uma espécie de peixe? Entenda

Da Redação, com Minha Receita

Bacalhau não é uma espécie de peixe
Bacalhau não é uma espécie de peixe
Unsplash/Reprodução

Se você passou a vida toda achando que bacalhau é uma espécie de peixe, acredite, não é verdade. Embora muitas pessoas pensem isso, bacalhau é o nome dado a um processo que pode ser feito com alguns tipos de peixe, assim como mostra o Minha Receita, especial sobre ceia de Natal.

O programa foi visitar a tradicional Casa Godinho, mercearia centenária em São Paulo, que foi fundada por um imigrante português em 1914 e desde 2001 é comandada pelo empresário Miguel Romano, que é especialista no assunto. “Você pode fazer bacalhau de lambari se quiser”, afirma.

Mas como assim? “Bacalhau nada mais é que um processo de cura com salga. Então é feito bacalhau de vários tipos de peixe. O mais tradicional, o melhor de todos, é o Gadus Morhua, que vem do Atlântico norte, do mar da Noruega, e solta aquelas lascas na hora de comer”, explica Miguel. 

Não à toa, existem registros de fábricas para processamento de bacalhau na Islândia e Noruega que datam do século 9. Os vikings são pioneiros na descoberta do Morhua, a espécie de peixe favorita para o bacalhau.

Enquanto algumas famílias não abrem mão do peru ou tender no Natal, outras gostam mesmo é de preparar bacalhau. E a tradição vem da Europa. Na Idade Média, era comum fazer jejum para as principais festas católicas e a carne vermelha só era permitida no almoço no dia 25 de dezembro. Como o bacalhau era o peixe mais barato, ficou popular nas ceias.