Salgar a carne antes ou depois de assar? Jacquin dá 7 dicas para um bom churrasco

Da Redação, com Minha Receita 23/10/2020 • 09:30 - Atualizado em 23/10/2020 • 11:48
Dicas do chef Erick Jacquin para churrasco
Dicas do chef Erick Jacquin para churrasco
Luccas Mattos/Band

Fogo na brasa, carne na grelha e fumaça rolando. Se só de imaginar a cena descrita você já se sente com água na boca, prepare-se. No terceiro episódio de ‘Minha Receita’, exibido pela Band na última quinta-feira, 22, Erick Jacquin acendeu a churrasqueira no jardim de casa e deu várias dicas sobre como preparar ‘o melhor churrasco do mundo’. Aqui, reunimos tudo o que você precisa saber para  fazer igual. Tome nota: 

O correto é salgar a carne antes ou depois de assar?
Sempre depois, quando for servir. Além disso, na linguiça, a dica é a mesma. Sal só depois e nada de limão em cima. 

O poder do fogo 
Tudo na cozinha é sobre dominar o fogo e, por isso, a temperatura da churrasqueira depende do que deseja fazer. No geral, é importante manter o fogo baixo porque, quando muito alto, as fibras da carne estouram e ela corre o risco de ficar dura.  

Lenha ou carvão?
Prefiro usar o carvão, mas nem por isso dispenso a lenha. Ter um pedaço dela na brasa ajuda a defumar a carne. 

Cuidado com o ponto 
O ponto da carne pode variar muito, mas depende do tempo que a peça está na brasa. Além disso, não há relação com a cor do alimento já que a peça pode estar queimada por fora e crua por dentro. 

Como definir a quantidade de carne para um churrasco? 
Costumo calcular, mais ou menos, de 350 a 400 gramas de carne por pessoa, sem osso.

Adeus, espeto!
Preparar o churrasco na grelha é sempre melhor. No espeto é necessário furar a carne e isso nunca deve ser feito porque tira o suco da peça. 

Favoritos do chef 
Eu gosto muito de usar fraldinha na grelha. A picanha também é a rainha do churrasco. Fazer uma incisão na lateral e adicionar uma lâmina de alho dentro dela é ótimo, adiciona sabor e, se quiser, também pode acrescer um pouco de azeite por cima. Antes de colocar a picanha na grelha, deixe descansar por 15 ou 20 minutos. Isso ajuda a derreter a gordura e fica saboroso. 

  • churrasco
  • carne
  • jacquin