Saiba qual o tamanho do maior pé de moleque do mundo, feito em Pernambuco

Da redação

Maior pé de moleque do mundo tinha 25 metros
Maior pé de moleque do mundo tinha 25 metros
Reprodução

Se você não conhece Maria Eugênia da Silva, anote esse nome. A confeiteira recebeu o título de Cidadão de Caruaru por seu empreendedorismo e importância cultural em 2018. E é responsável também pelo maior pé de moleque no mundo, uma tradição da Casa Maria do Bolo que existe desde 1998. Da última vez, em 2019, o doce chegou a medir 25 metros.

Popular nas festas juninas, o pé-de-moleque possui inúmeras variações regionais. No nordeste é comumente servido como bolo, já no sudeste como quitute de caramelo e amendoim.

Onde a empreendedora mora fica a famosa Feira de Caruaru, que nasceu antes mesmo da cidade e tem uma tradição de doces gigantes. Então por que não fazer um pé-de-moleque em tamanho família? A tradição começou há 22 anos, quando o primeiro doce mediu 3 metros e pesou aproximadamente 500 kg. Desde então, não parou mais de crescer ano após ano. E sua última versão chegou a ser oito vezes maior que a primeira. 
 


Pé de moleque é servido como bolo no nordeste

Você acha que Dona Maria sempre foi uma cozinheira de mão cheia? Que nada. Antes de ganhar fama pela região e bater recorde com seu pé de moleque, a paraense não conhecia o passo a passo para fazer as sobremesas, mas lembra que um dia, antes de dormir, pediu para aprender em sua oração. “Não sabia as receitas, mas Deus me ensinava”, conta ela, que acordava e anotava tudo no caderno. Foi assim que seus doces se tornaram ícones na cidade. Boa, Dona Maria!