Você sabe qual é a história da galinhada? No ‘Minha Receita’, programa do chef Erick Jacquin na Band, a gente ensina: o prato surgiu com os bandeirantes portugueses, que exploravam o interior do Brasil em busca de ouro, especialmente em Minas Gerais, São Paulo e Goiás.
As galinhas iam como parte da comitiva, ou eram compradas nos sítios de beira de estrada na época. A galinhada era fácil de fazer e nutritiva, virou comida dos tropeiros e como todo prato gostoso, nunca mais saiu do menu.
De comida dos viajantes virou comida dos ‘festejantes’. Galinhada bem quente tem a fama de ser um santo remédio para ressaca. O que a pinga estraga, a galinha cura.
É com a receita, também, que se celebra o fim da quaresma, comida pelos religiosos no sábado de aleluia, que antecede o dia da Páscoa. Conta a tradição, aliás, que galinhada boa é com galinha roubada. Após jejuar os 40 dias para pagar os pecados, o pessoal invadia os galinheiros para roubar o ingrediente principal e chamava até o dono do animal para comer junto.