Conheça a família que ajudou a levar a culinária do Pará para o mundo

Da Redação, com Minha Receita

Castanhada com bacuri e bacon do Lá Em Casa, da família Martins
Castanhada com bacuri e bacon do Lá Em Casa, da família Martins
Luccas Mattos/Band

Em Belém do Pará, sobremesa é sinônimo de fruta regional. Taperebá, cupuaçu, araçá, muruci, tucumã são algumas das opções que dão o sabor único para as sobremesas da região. E quando o assunto é esse, a família Martins, que comanda o Lá Em Casa, é especialista e tem tradição, assim como mostra o Minha Receita.

Tudo começou em 1972, quando Dona Ana Maria Martins decidiu ajudar no orçamento doméstico vendendo doces e salgados, até que abriu o Lá em Casa, no porão de casa da família. E o gosto passou de geração em geração. O filho de Dona Maria, o chef Paulo Martins, foi reconhecido internacionalmente como embaixador da culinária paraense, já que foi um dos primeiros a difundir os ingredientes da Amazônia pelo Brasil e exterior.

Depois do seu falecimento, quem comanda o local é sua filha, a chef Daniela Martins, que criou o carro-chefe do restaurante: castanhada com bacuri e bacon. “Começou numa brincadeira há muitos anos com uma amiga de Salvador que me mandou ralar 10 kg de coco e mexer. Aí eu pensei que deveria ficar muito bom com castanha fresca. O bacuri dá cremosidade e bacon para dar crocância”, explica.

A invenção foi aprovada pela repórter Clarisse Duarte e também por Erick Jacquin, que disse que o “casamento dos ingredientes é extraordinário”. Assista ao vídeo e conheça mais sobre a família Martins e a sobremesa.