The Chef

Você sabe por que o queijo parmesão tem a aparência "craquelada"? Edu Guedes explica

Segredo está no processo de formação do laticínio em sua origem, em Parma, na Itália

Da Redação, com The Chef

 

Edu Guedes recebeu nesta segunda-feira, 5, o chef de cozinha Augusto Feitosa para preparar um delicioso espaguete al formaggio. A receita, que leva uma peça inteira de parmesão, relembrou o apresentador do The Chef sobre a origem do queijo na Itália.

“O queijo original, da região de Parma, tem toda uma técnica para se fazer. Ele fica com alguns resquícios, como se fosse um ‘craqueladinho’, um ‘areado’. O que dá esse areado, a técnica para se fazer é quando o queijo está se formando, eles dão uma ‘sacolejada’ nele”, contou Edu.

“Ele espalha e depois ele junta. Por isso ele fica dessa forma. Muitas vezes você vai comer um queijo parmesão em casa e, muitas vezes, a gente vê umas partes brancas. Quando o queijo está se formando, solta ele de novo e sente aquele ‘grano’. É o tipo do queijo”, completou.

O tempo de cura também influencia na consistência do parmesão. “A maioria eles deixam ao menos um ano. Quanto mais mole o queijo, menos ele ficou nessa cura. Eles passam no sal também o queijo, que vai ficando mais duro e mais salgado”, explicou.