Confira esta deliciosa receita de porco agridoce, feita por Vitor, no 22º episódio do MasterChef Brasil 2024. Aprenda a fazer em casa em 1 hora!
Suínos
Porco agridoce | Band Receitas
Tempo
60 min
Dificuldade
Fácil
Rendimento
1 porções
Ingredientes
- 150 grama(s) de lombo suíno cortado em cubos
- pimenta-do-reino a gosto
- sal a gosto
- 50 grama(s) de arroz basmati
- 1 colher(es) de café de gergelim preto
- 1 colher(es) de sopa cheia de amendoim torrado
- 1 colher(es) de sobremesa de molho de pimenta
- 1 colher(es) de sobremesa de óleo de gergelim
- 1 colher(es) de sopa de molho de ostras
- 2 alhos inteiros
- 2 alhos grandes fatiados
- 1 colher(es) de sopa de alho ralado
- 1 colher(es) de sopa cheia de gengibre ralado
- 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos
- 1/2 pimentão vermelho cortado em quadrados
- 1/2 cebola grande cortada em pétalas
- açúcar mascavo a gosto
- pimenta dedo-de-moça a gosto
Modo de preparo
Marine a carne de porco por 15 minutos na mistura de alho ralado, metade do gengibre ralado e sal a gosto. Em seguida, lave o arroz até que a água fique transparente. Deixe o arroz lavado descansar em um escorredor por cerca de dez minutos.
Sele as carnes de porco com o óleo de sua preferência. Nesta mesma panela, adicione metade do óleo de gergelim com as cebolas e os pimentões. Refogue por cerca de três minutos. Em seguida, adicione o alho fatiado com pimenta dedo-de-moça a gosto, o resto do gengibre e o molho de ostras. Refogue por mais três minutos.
Enquanto os temperos para o molho refogam, leve o arroz lavado para uma panela fria e adicione água até cobri-lo (cerca de um dedo acima do arroz). Tempere a água com uma pitada de sal e deixe que cozinhe de 12 a 20 minutos. Assim que a água secar no fundo da panela, desligue o fogo e mantenha fechada por cinco minutos.
Finalizando o arroz, retome o preparo da carne. Coloque-a no refogado de temperos e refogue por mais três minutos. Se necessário, acrescente um pouco de água ao molho. Adicione os amendoins em uma frigideira e toste-os por cerca de dois minutos, até que dourem.
Após tostar os grãos, adicione-os ao refogado junto com o restante do óleo de gergelim. Adicione o molho de pimenta e o açúcar mascavo aos poucos. Finalize o prato e salpique gergelim preto e cebolinha. Sirva a carne de porco e o arroz em pratos separados. Lembre-se de que o arroz deve ficar totalmente sem tempero para contrapor ao sabor levemente picante, doce e salgado do porco.