
Bolo de coco babaçu: Inicie batendo as claras de ovo até que adquiram o aspecto de neve. Reserve. Em uma vasilha à parte, misture o açúcar com a manteiga, mexendo até ficar homogêneo. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, o mesocarpo de coco babaçu e o leite.
Quando a mistura ficar homogênea, acrescente a clara em neve. Misture delicadamente as claras, mas não bata. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos a 180ºC.
Junte a fava raspada e leve para uma panela, no fogo médio, sem deixar ferver. Desligue a panela e deixe a mistura descansando - de modo que o leite pegará o gosto da baunilha - por 20 minutos. Na sequência, retire a fava. Numa tigela, coloque o creme de leite e leve à geladeira.
Em outra tigela, junte as gemas com o açúcar e bata muito bem. Após os 20 minutos, misture o leite de babaçu com as gemas batidas até formar uma mistura uniforme. Leve ao fogo baixo e mexa, sem parar, até que a primeira bolha de fervura apareça. Desligue o fogo. Retire o creme da geladeira e, imediatamente, junte o conteúdo da panela, passando por uma peneira. Deixe esfriar completamente antes de levar à sorveteira. Bata até engrossar e leve ao congelador. Deixe firmar, antes de servir.
Coloque essa água da marinada em uma panela. Leve a mistura ao fogo alto e, sem parar de mexer, deixe o açúcar se dissolver e a calda começar a ferver. Após a fervura, acrescente a polpa de bacuri e as castanhas e deixe que tudo cozinhe, mexendo até a calda ficar em ponto de fio brando. Retire a panela do fogo e deixe que esfrie. Quando esfriar, coloque em compoteira e sirva.