Confira essa deliciosa receita de pirarucu à quinhapira realizada pelo Tiago, no MasterChef 2021. Saiba fazer em casa em 45 minutos!
Acompanhamentos
Pirarucu à quinhapira | Band Receitas
Tempo
45 min
Dificuldade
Fácil
Rendimento
2 porções
Ingredientes
- 50 grama(s) de cogumelo seco
- 150 ml(s) de tucupi
- 50 grama(s) de farinha de uarini
- 300 grama(s) de filé de pirarucu
- 10 grama(s) de corófitas
- 1 unidade(s) pimenta de cheiro
- 5 grama(s) de pimenta indígena
- 1 unidade(s) cebola
- 100 ml(s) de azeite
- 10 grama(s) de amido de mandioca
Modo de preparo
Modo de Preparo:
Hidrate todo o cogumelo em 300 ml de água a 80°C por 20 minutos. Reduza os 150 ml de tucupi em fogo baixo/médio, até ficar com 1/3 do volume. Corte a cebola em meias-luas finas e salgue levemente. Em uma panela média e em fogo médio/alto, doure a cebola com um fio de azeite. Quando bem dourado, despeje toda a água do cogumelo e reserve 6 unidades dele para o empratamento. Quando o caldo reduzir pela metade, adicione a redução do tucupi aos poucos, até chegar num leve toque de acidez, mas sem perder o sabor do cogumelo. Se precisar, adicione o amido e corrija o sal. Corte o pirarucu em 6 retângulos inteiros. Salgue levemente e reserve. Aqueça a frigideira em temperatura média/alta, grelhe cada pedaço até dourar os 4 lados de cada. Hidrate a farinha de Uarini com 15 ml de água fria, salgue e adicione uma pitada leve da pimenta. Regue com bastante azeite. Corte a pimenta-de-cheiro em tiras finas, tire raminhos das carófitas e tempere os dois juntos com a pimenta e o azeite.
Empratamento:
Em cada prato, sirva 3 pedaços do peixe. Cubra um dos pedaços do peixe com a farinha, outro com as carófitas e a pimenta-de-cheiro e o último com os pedaços de cogumelos. Finalize com o caldo até atingir metade da altura do peixe. Salpique mais um pouco de pimenta sobre cada peixe.