Confira essa deliciosa receita de piranha com caldo de tucupi, salada fresca e farofa, feita por Rafael, no décimo episódio do programa MasterChef Brasil 2022. Aprenda a fazer em casa em apenas 1 hora!
Peixes e Frutos do Mar
Piranha com caldo de tucupi, salada fresca e farofa | Band Receitas
Tempo
60 min
Dificuldade
Fácil
Rendimento
2 porções
Ingredientes
- 2 unidade(s) de piranha
- 100 ml(s) de tucupi
- 6 unidade(s) de cebolas
- 1 unidade(s) de alho-poró
- 1 unidade(s) de salsão
- 1 punhado(s) de azedinha
- 2 punhado(s) de rúcula
- 1 punhado(s) de coentro
- 1 punhado(s) de dill
- 50 grama(s) de castanha de xerém
- 10 grama(s) de farinha de piracuí
- 1 unidade(s) de cebola pérola
Modo de preparo
Faça dois filés de piranha. Em uma frigideira aquecida, acrescente manteiga e limão, e coloque os filés de peixe. Regue-os com manteiga e grelhe-os por volta de dois minutos de cada lado.
Refogue as aparas da piranha em uma panela funda, acrescente metade de uma cebola, um salsão, alho poró e um pouco de sal. Entre com água para fazer o caldo.
Enquanto você prepara o caldo, reduza o tucupi em uma panela com um dente de alho e um talo de coentro. Em uma frigideira quente, acrescente a manteiga, a farinha e o xerém de castanhas. Doure bem com alho até ficar crocante.
Para a salada baixa, acrescente as folhas de dill, azedinha, rúcula e coentro. Misture com um pouco de suco de limão e raspas de laranja. Tempere com sal a gosto e azeite a gosto.
Para cebola brûlée, basta cortá-las ao meio e selar em uma frigideira com um pouco de manteiga e sal até quase tostar.
Emprate o peixe por baixo e posicione as castanhas por cima dos filés, formando uma crosta. Coloque um punhado da salada e finalize com o molho em volta. Não se esqueça da cebola brulé boiando no seu caldo.