Socarrat é passado. Agora, a nova tendência da gastronomia é o risoto al salto, que é grelhado e ganha uma crostinha deliciosa. O prato fica crocante por fora e cremoso por dentro, chamando atenção até do Rodrigo Oliveira.
O chef premiado que comanda a cozinha do programa Melhor da Noite incluiu a receita no cardápio do quadro culinário “Comendo pelas Beiradas” de hoje, 02. E é de se comemorar porque agora o preparo pode ser visto de pertinho!
Ficou com água na boca? Então, assista ao vídeo que inspirou a escolha do chefão. Para a receita, separe: cebola, arroz arbóreo, vinho branco, extrato de tomate, caldo da sua preferência, manteiga gelada e queijo parmesão.
O truque é congelar o risoto em um pote redondo para que ele fique bem estruturado e, depois, fritar na manteiga até obter uma crosta perfeita dos dois lados. Perfeito! Veja a receita completa:
Risoto al salto
Ingredientes
- 1 xícara de chá de arroz para risoto
- 50 g de extrato de tomate
- 80 g de queijo tulha
- 200 g de camarão cinza médio limpos
- 1 cebola branca picada
- ¼ de xícara (chá) de vinho branco
- 1 colher de azeite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1,250 litros de caldo de porco ou de camarão
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Em uma panela refolgue a cebola no azeite em fogo médio, Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar.
Acrescente o arroz e mexa bem por 2 minutos para envolver os grãos com azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino
Regue com o vinho e misture até secar, em seguida acrescente o extra e duas conchas de caldo, misture bem. Mexa de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto, por cerca de 15 minutos. Tempere os camarões com sal alho, páprica. Aqueça uma frigideira e doure os camarões. Sirva!