Você já ouviu falar em Wagyu? Primeiramente, Band Receitas te ensina a pronunciar o nome, que lê-se “uaguiú”. Agora, vamos ao que interessa: Wagyu é uma raça bovina de origem japonesa que dá origem ao corte de carne mais caro do mundo, o Kobe Beef.
O boi se adaptou ao Brasil, onde existem fazendas especializadas na criação da raça. O Melhor da Noite visitou a fazenda AltoParaíso, em Boituva (SP), para saber tudo sobre Wagyu – e revelar quanto custa o quilo da carne.
Qual o diferencial da carne de Wagyu?
A gordura presente entre as fibras da carne (marmoreio) torna a carne de Wagyu incomparável. “Por conta do marmoreio, a carne é bem suculenta, macia e saborosa. É uma carne diferente mesmo”, diz Renan França, gerente-geral da fazenda AltoParaíso.
Gabriel Broide, chef de cozinha e diretor de alimentos da fazenda AltoParaíso, explica que existe uma graduação de marmoreio que vai de 1 a 12, sendo o nível M12 a nota máxima no marmoreio de Wagyu. “Você vê que a carne não é vermelha, ela é vermelha e branca. O M12 tem um grau de gordura alto e padronizado. De alguma forma, o marmoreio é mais homogêneo”, diz o expert.
O fator genético do boi Wagyu garante a carne marmorizada, mas a criação diferenciada, voltada para a nutrição de altíssimo padrão e bem-estar do animal, influenciam na qualidade da carne.
Quanto custa 1 kg de Wagyu?
O quilo pode chegar a R$ 1 mil, dependendo do corte, peso e classificação de marmoreio. A carne de Wagyu se destaca no mercado internacional e protagoniza pratos da alta gastronomia. Quem come, aprova. “Não precisa mastigar de tão macia”, relata a repórter Barbara Damasceno.