Dicas

Quais bebidas causam mais ressaca? Médica explica o que pode piorar os sintomas

O tipo de bebida alcoólica pode amenizar ou piorar os sintomas da ressaca; endocrinologista explica o porquê

Da redação, com Band Receitas

Saiba quais bebidas têm mais chances de piorar sua ressaca
Saiba quais bebidas têm mais chances de piorar sua ressaca
Unsplash
Topo

Ninguém merece ficar sem curtir o Carnaval por conta de uma ressaca. A boa notícia é que ela pode ser evitada. Além das já conhecidas orientações, como comer antes de beber e não se esquecer da água, a escolha do drink também pode ajudar. Isso porque algumas bebidas podem dar mais ou menos ressaca. 

"A intensidade da ressaca pode variar conforme o tipo de bebida alcoólica consumida, devido a fatores como o teor alcoólico, a presença de certos congêneres (subprodutos da fermentação e destilação) e a rapidez com que a bebida é consumida", explica Thais Mussi, endocrinologista e metabologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. 

Em geral, as bebidas escuras, como o bourbon, o whisky e o conhaque, tendem a dar mais ressaca por terem níveis mais altos desses subprodutos, como o acetaldeído e os taninos, que podem piorar os sintomas da bebedeira. O mesmo vale para os vinhos tintos em comparação aos brancos. "Eles têm mais congêneres, como taninos, que contribuem para a ressaca", informa a especialista.  

Seguindo essa lógica, as bebidas que dão menos ressaca seriam as de cores claras. Alguns exemplos são a vodka, o gin e o rum claro. "Elas têm menos congêneres em comparação com as bebidas escuras", pontua Thais. O mesmo vale para vinhos brancos e espumantes. Por isso, se quiser evitar a ressaca, opte por bebidas claras neste Carnaval.