"A intensidade da ressaca pode variar conforme o tipo de bebida alcoólica consumida, devido a fatores como o teor alcoólico, a presença de certos congêneres (subprodutos da fermentação e destilação) e a rapidez com que a bebida é consumida", explica Thais Mussi, endocrinologista e metabologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Em geral, as bebidas escuras, como o bourbon, o whisky e o conhaque, tendem a dar mais ressaca por terem níveis mais altos desses subprodutos, como o acetaldeído e os taninos, que podem piorar os sintomas da bebedeira. O mesmo vale para os vinhos tintos em comparação aos brancos. "Eles têm mais congêneres, como taninos, que contribuem para a ressaca", informa a especialista.
Seguindo essa lógica, as bebidas que dão menos ressaca seriam as de cores claras. Alguns exemplos são a vodka, o gin e o rum claro. "Elas têm menos congêneres em comparação com as bebidas escuras", pontua Thais. O mesmo vale para vinhos brancos e espumantes. Por isso, se quiser evitar a ressaca, opte por bebidas claras neste Carnaval.