O que é mise en place? Descubra por que você precisa fazê-lo no dia a dia

Termo de origem francesa é a chave para organizar o preparo das receitas; confira:

Isadora de Almeida

O que é mise en place? Descubra por que você precisa fazê-lo no dia a dia
Envato Elements

Seja assistindo ao MasterChef Brasil, seja um filme em que a cozinha profissional é a protagonista, você, com certeza, já reparou que os chefs costumam deixar todos os seus ingredientes cortados e porcionados em pequenos bowls antes de começar – de fato – o preparo. Prazer, esse é o mise en place, termo francês cuja tradução para o português é “pôr em ordem”. 

A técnica é simples e garante resultados ótimos. Afinal, atire a primeira pedra quem nunca percebeu que faltava algo durante o cozimento e precisou sair correndo para o mercado, não é mesmo? Com esse hábito simples, fica impossível se esquecer de algum dos ingredientes. 

O mise en place já começa na higienização dos ingredientes e vai até a separação dos utensílios usados durante o processo. “Assim, o cozinheiro pode mapear quais vão ser os passos que ele vai seguir até chegar ao resultado final”, explica o chef Adriano Soares, com passagens pelo Grupo Maní e pelo Chez Claude (SP), ao Band Receitas. 

Inclusive, o mise en place pode começar semanas antes da hora de ligar o forno: “Pense: se você faz um refogado de cebola para utilizar na maior parte dos seus pratos, que tal refogar uma boa quantidade, apenas uma vez na semana, e congelar em porções para usar depois? Isso já é uma forma de agilizar os seus passos na cozinha”, sugere o chef. 

Apesar de parecer um trabalho a mais, o Adriano garante que essa técnica salva muito tempo de preparo, já que você não precisa dar um pause nas etapas. Vale ser importada das cozinhas profissionais para a sua casa!

Mais notícias