Dicas

O que é e quais alimentos trazem mais saciedade? Nutricionista explica

Alguns alimentos, mesmo quando ingeridos em baixa quantidade, proporcionam a sensação de “barriga cheia”; saiba quais abaixo:

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Abacate, frango, amêndoa... Esses e outros alimentos proporcionam sensação de saciedade
Reprodução

Você é daqueles que sentem fome a toda a hora? Isso pode estar relacionado à sua dieta! No programa The Chef com Edu, a nutricionista Fernanda Giacomo explica que alguns alimentos possuem alta digestibilidade (rápida digestão) e, por isso, não garantem a saciedade. Por outro lado, existem, sim, pratos e petiscos que, mesmo quando ingeridos em baixa quantidade, proporcionam a sensação de “barriga cheia”. 

“Saciedade é quando os alimentos possuem digestibilidade mais lenta, o que significa que precisam ficar mais tempo no estômago para serem digeridos e o esvaziamento [do estômago] demora um pouco mais para acontecer”, explica a nutricionista. “O ideal é darmos prioridade às comidas que saciam mais, porque se você só consome alimentos em que a energia acaba rápido, por mais que você não queira emagrecer, há falta de energia para o seu dia a dia, para a sua disposição, causando irritabilidade”, complementa.

Confira a seleção dos alimentos que trazem maior sensação de saciedade:

1. Feijão – todos os tipos
 


Segundo a nutricionista, tem muita gente que possui sensação de estufamento com o feijão, mas isso é uma característica particular. De maneira geral, o feijão é fonte de proteína vegetal e de fibras. “Tudo o que tem vibra dá mais saciedade, a energia dura mais tempo, assim como a proteína”, explica. “Ao invés de comer 5 ou 6 colheres de arroz, que é um carboidrato, coloca 3 de arroz e 3 de feijão, para a composição dos aminoácidos ficar mais completa”.

2. Psyllium
 


O Psyllium é uma fibra, um tipo de cereal um pouco mais fino que a aveia. É frequentemente encontrado em cápsulas, as quais são recomendadas o consumo antes e depois do jantar. A nutricionista, porém, recomenda o consumo em cereal mesmo. “Em forma de cápsula, você acaba ingerindo muito pouco, por isso, gosto de incluí-lo na comida, uma vez que possui 80% de fibras”, diz. “E é uma fibra solúvel, ela absorve água e, no estômago, dá maior saciedade”, complementa. Dica: acrescente-o em panquecas e crepiocas. 1 colher de chá do farelo, por refeição, já é o suficiente.

3. Frango
 


Assim como outras proteínas de origem animal, o frango é fonte de proteínas e gorduras. E por que ele é bom para a saciedade? As proteínas precisam de digestão diferente dos carboidratos, por exemplo. A carne de frango, além de precisar dos dentes para rasgar a proteína, precisa de bastante suco gástrico para diluir. 

4. Abacate
 


O que muda entre os tipos de abacate é a concentração de nutrientes, mas, de forma geral, a predominância deles é a presença de gordura boa. E assim como a proteína, a digestibilidade da gordura é um pouco mais lenta, sem falar que o valor calórico [da gordura] é o dobro dos carboidratos e proteínas, o que, segundo a nutricionista, também alimenta mais. 

5. Amêndoa 
 


Apesar de ser uma oleaginosa – e, por isso, tem bastante gordura – ela é fonte significativa de fibra e proteína. O consumo diário recomendado é de 20 gramas ao dia.

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.