Panetones tradicionais, com frutas cristalizadas e uvas-passas, seguem nas prateleiras dos mercados, mas parecem não ser o foco das marcas neste ano. Por mais de um mês, entre outubro e novembro, o Band Receitas entrou em contato com empresas do segmento para produzir o Ranking de Panetones 2024. Dos 48 produtos recebidos na redação, apenas 9 foram da receita “original”.
Nas outras 39 versões de panetone, a massa era quase sempre padrão e a surpresa estava no recheio. A degustação às cegas contou com opções de chocolate, doce de leite, creme de avelã, pistache, zero açúcar (também com chocolate) e sabores variados, como framboesa, tiramisù e crème brûlée.
O que todos esses produtos têm em comum? O desejo, dos fabricantes, de surpreender o público, inovar e, claro, aumentar o faturamento. Mas será que tanta variedade pode sugerir o fim dos panetones tradicionais?
A resposta é não. Apesar de tantas opções, a receita original ainda é a mais consumida e buscada segundo informações divulgadas em janeiro pela Kantar, empresa líder mundial em dados, insights e consultoria.
O estudo mostra que o produto passou a ocupar o posto de “presente de final de ano” e, na dúvida entre tantas opções, o clássico (e de maior tamanho) tem seu lugar.
Já para consumo próprio, grande parte dos brasileiros adquire o bolo de Natal para ter prazer (27,4% das ocasiões) e saborear algo diferente (20,1%). O dado é da mesma pesquisa e, olhando para o recorte, dá para entender o motivo dos sabores mais doces caírem no gosto das empresas e, consequentemente, dos consumidores.
Natal celebra os sabores que marcaram 2024
Ao longo do ano, vários produtos fizeram sucesso e ganharam o paladar dos clientes. O pistache, por exemplo, foi um dos sabores que marcou 2024. Nos últimos dois anos, a importação brasileira do fruto triplicou (Comex Stat). De tão queridinho, se tornou recheio de panetone. O mesmo aconteceu com a famosa misturinha de framboesa e chocolate, que ganhou fãs ao longo do último ano e apareceu em mais de uma marca de panetone neste Natal.
Com estratégia e inovação, mas sempre garantindo o espaço do bom e velho sabor tradicional, as marcas acertam e miram no futuro. Entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, o faturamento das vendas de panetones no Brasil cresceu 31,5% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. A informação é do levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), em parceria com a Kantar Brasil.
A pesquisa mostra que 37,6 milhões de lares no país consomem panetone. E no que depender da indústria (e dos clientes) os próximos anos serão de ainda mais variedade.