Um vídeo da marca italiana Eden - Il Paradiso del Pistacchio, do chef Mattia Michelangeli, dominou a internet – um food porn de respeito! – e os fãs do pão doce natalino estão “desesperados” para comê-lo.
Trata-se de um panetone de 650 g com 500 g de recheio, uma explosão de creme de pistache. A cobertura é de pistache e chocolate branco com grãos de pistache. Uau! Essa delícia é comercializada no site da marca por 42 euros (225 reais, aproximadamente).
Assista ao vídeo:
Muitos comentários sobre o panetone de pistache circulam nas redes sociais. “Estou desesperado por esse panetone”, “quero para ontem”, “não sabia que precisava comer um panetone de pistache até ver esse panetone de pistache”, “isso deve ser perfeito” e “meu Deus, que delícia” são alguns deles.
Você sabe por que comemos panetone no Natal?
Segundo o Maestro Giuseppe Piffaretti, fundador da Coppa del Mondo del Panettone, da Itália, o alimento é um bolo típico de Milão e existem muitas lendas com relação a sua origem. A mais famosa diz que sua receita nasceu na corte de Ludovico il Moro, no século XV, onde um cozinheiro da família Sforza queimou, sem querer, um bolo que produzia para o banquete da véspera de Natal.
“Para compensar, o rapaz que trabalhava na cozinha decidiu usar um pão de levedura que ele havia guardado para o Natal. Ele a processou adicionando farinha, ovos, sultanas, frutas cristalizadas e açúcar, obtendo uma massa particularmente levedada e macia”, explica. A criação, assim, foi apreciada pela família, o qual decidiu chamá-lo de “Pan di Toni [possível nome do rapaz]”, do qual derivou o atual panetone. Clique aqui e leia mais sobre as lendas do panetone!