Que tal dar um “toque de chef” no seu macarrão de todos os dias? Aprenda a fazer molho à matriciana, um clássico da culinária italiana. O chef de cozinha Pedro Mattos, do restaurante Pappagallo Cucina, em São Paulo (SP), ensina versão simples do molho, perfeito para servir com espaguete.
O molho à matriciana é feito com molho de tomate refogado com guanciale, que é a barriga de porco curada, mas a iguaria pode ser substituída por bacon.
“Em uma panela quente, coloque os cubos de bacon e deixe que eles liberem gordura e sabor – esse é o segredo para um molho rico. Não economize no azeite pois ele dá um brilho especial ao molho”, explica o chef.
Pedro Mattos também ressalta a importância de utilizar tomates de qualidade no preparo da receita. Preocupe-se também em manter o molho com textura rústica. “Deixe pedaços generosos de tomate para uma textura autêntica. E não se esqueça de finalizar com uma quantidade generosa de queijo pecorino”, sugere.
Molho à matriciana
Ingredientes
- 150 g de bacon em cubos
- Azeite a gosto
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- 2 latas de tomates pelados
- ½ colher (café) de gengibre ralado
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 pitada de açúcar
- Queijo pecorino ralado a gosto
Modo de preparo
Coloque azeite em uma frigideira quente e refogue o bacon. Mexa até que fique crocante. Adicione a cebola e o alho. Refogue. Depois, adicione o tomate picado e o tomate pelado. Acrescente açúcar, sal, pimenta-do-reino e gengibre ralado. Em seguida, adicione água e deixe cozinhar por 20 minutos. Por fim, misture o molho com o macarrão e salpique queijo pecorino ralado. Sirva.