O dadinho de tapioca está presente em todos os lugares: bares, restaurantes, festas… O aperitivo brasileiríssimo faz muito sucesso. Apesar de sua “onipresença”, o prato tem autor e origem reconhecidos. O pai do dadinho de tapioca, uma receita que nasceu “por acidente”, é ninguém menos que o chef de cozinha Rodrigo Oliveira, novo jurado do MasterChef Brasil.
Ao Band Receitas, o chef do renomado restaurante Mocotó, em São Paulo (SP), conta como criou a delícia em 2005. Assista ao vídeo acima!
“O dadinho de tapioca nasceu aqui no Mocotó em 2005 ‘por acidente’. Estava fazendo a receita de uma amiga, um bolinho de tapioca, que tinha que ser boleado muito rápido. Tive que sair da cozinha e, quando voltei, a massa tinha virado uma placa. Fiquei possesso e quase joguei a massa no lixo. Mas pensei: ‘se dá para cortar uma polenta e fritar, será que não dá para cortar esse bolinho e fritar?’ Em vez de jogar fora, fiz bastões e fritei”, conta o especialista em culinária sertaneja.
Oliveira passou a servir os palitinhos de tapioca em seu restaurante e, depois de receber uma dica de uma cliente, decidiu cortar a massa em cubos e nomeá-los de “dadinhos”
“Foi um sucesso instantâneo, um hit. É um dos pratos mais pedidos aqui”, afirma. O chef sabe que sua criação é presença garantida nos cardápios Brasil afora, mas ele não enxerga a reprodução da receita como plágio, mas, sim, como homenagem. Legal, né?!
Aprenda a fazer a receita original de dadinho de tapioca
Tempo: 30 minutos + 3 horas de geladeira
Porção: 10
Ingredientes
- 300 g de queijo de coalho
- 250 g de tapioca granulada
- 8 g de sal
- 1 pitada de pimenta-branca
- 500 ml de leite
Modo de preparo
- Forre uma assadeira de, aproximadamente, 20 cm x 30 cm com papel filme e reserve.
- Rale o queijo no ralador fino e misture com a tapioca, o sal e a pimenta-branca. É importante que estejam bem misturados para evitar a formação de grumos. Junte o leite fervente, mexendo sempre para que a tapioca hidrate uniformemente. Continue mexendo até a mistura se firmar.
- Despeje na assadeira forrada e cubra com papel-filme ou saquinho plástico culinário para evitar que forme uma película. Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por, pelo menos, três horas.
- Corte em cubos e frite por imersão a 170°C até dourar. É importante respeitar a temperatura de fritura para que os dadinhos fiquem crocantes e sequinhos.
- Para quem preferir, o forno também é uma opção. Para isso, unte uma assadeira com manteiga e asse os dadinhos a 200ºC até ficarem dourados. Sirva com molho de pimenta agridoce ou geleia.
Dica do chef: os dadinhos podem ser guardados na geladeira por até três dias sem fritura. Caso não tenha uma fritadeira com termostato em casa, é só regular a chama do fogão até que os dadinhos saiam da maneira desejada.