Quer se alimentar melhor no trabalho e, de quebra, economizar o vale-refeição? Considere então levar marmitas para o almoço no escritório. Para te ajudar nisso, conversamos com Luiz Horta, ex-participante da 8ª temporada do MasterChef e "marmiteiro profissional". Atualmente, o cozinheiro tem um curso em que ensina a como congelar refeições.
Confira as dicas do ex-MasterChef para a sua marmita do trabalho:
Leve o que você mais gosta
Do ponto de vista da refrigeração, não existe um alimento que não pode ser levado na marmita do trabalho. Ou seja, você pode escolher os itens dos quais mais gosta para montar sua refeição. O único detalhe é que cada coisa demanda uma técnica de cocção e de congelamento para que ela se mantenha com uma boa textura.
"Não existe nada que você não possa levar para o trabalho", explica Luiz. "Você pode não querer levar uma comida muito pesada para depois não atrapalhar o seu rendimento, como uma lasanha ou uma feijoada."
Aposte na salada de pote
Uma excelente opção para deixar sua refeição ainda mais saudável é a salada de pote. Para montá-la, basta adicionar o molho de sua preferência no fundo de um recipiente e ir acrescentando os demais ingredientes, deixando as folhas por último. Na hora de consumir, é só agitar o pote para que tudo se misture.
Refrigeração e preparo
Luiz explica que, de acordo com os órgãos de saúde, é possível deixar uma marmita fora da geladeira por até duas horas. É importante usar um saco plástico ou uma bolsa térmica para isolá-la do ambiente e, assim, diminuir os riscos de contaminação.
Caso seu trabalho não possua fogão ou micro-ondas para esquentar a comida, uma boa pedida é adquirir uma marmita elétrica, que só precisa de uma tomada.
Tenha opções de lanches
Além do almoço, é uma boa ideia levar outros lanches para serem consumidos durante à tarde. "Eu levaria uma combinação de almoço em uma marmitinha pronta, com uma salada de pote, e sempre um lanchinho da tarde, que você pode deixar congelado também", sugere Luiz.