Dicas

Casa de homus cria menu especial para o Ramadã, nono mês do calendário islâmico

Quebra do jejum islâmico é celebrada com banquete farto e tradicional em restaurante de Pinheiros

Da Redação

Menu especial de Ramadã do Make Hommus. Not war
Menu especial de Ramadã do Make Hommus. Not war
Divulgação/Instagram

Tem que ter muita fome para encarar o menu de Ramadã do Make Hommus. Not War, tamanha fartura. O nono mês do calendário islâmico propõe o jejum do nascer ao por do sol, sem ingerir nenhum tipo de alimento ou líquido, até mesmo água.

No restaurante comandado por Fred Caffarena, as entradas seguem a tradição de iniciar o desjejum com "algo dado por Deus", servindo tâmara com azeite, sal e gergelim. "É o que chamamos de iftar, um momento de celebração, onde as pessoas se reúnem com amigos e familiares", diz o chef.

Me encontrei na cozinha do Oriente Médio porque sou apaixonado por história. Quando você se aprofunda na história, entende que os povos e as culturas estão entrelaçados. Aquela região é uma ligação entre Ásia e Europa, ela é um fio de influência pra ambos os lados. Ali, surgiram muitas das receitas que consumimos no mundo todo. Lá já existia uma ideia de refinamento da cozinha muito antes da Europa

É o segundo ano em que a casa oferece o menu (R$ 79), servido somente com reserva feita no dia anterior e que tem a privação de bebidas alcoólicas, em respeito à cultura. Ali, porém, ninguém precisa seguir a orientação, nem mesmo Caffarena, que é muçulmano convertido.

Para arrematar o desjejum, tem o chá preto com maçã e pratos como o sütlaç, um pudim de arroz com pistache e baunilha. Além disso, sopa, hommus tradicional, salada shirazi (com tomate, pepino, cebola e ervas frescas e menta), pão típico do Ramadã e mais. 

Aos que se interessaram em conhecer a casa especializada em homus fora do período religioso, o chef faz sugestões: "Eu começaria com um kibe ou mesmo um falafel. Gosto de comer primeiro os clássicos bem feitos. Em seguida, pediria o hommus couve-flor. Acho um dos mais saborosos!".

Serviço

Rua Oscar Freire, 2270, Pinheiros. De 22/03 a 20/04, de ter. a sex., entre 18h e 19h. Reservas pelo WhatsApp (11) 99176-5171