Vai à feira? Saiba como escolher e higienizar o alface corretamente

Edu Guedes e Renato Pires, do programa ‘The Chef’, dão dicas para selecionar, higienizar e conservar a verdura, além de evitar o desperdício

Da redação

O alface não sai da mesa dos brasileiros. A verdura, em todas as suas versões, protagoniza deliciosas saladas, compõe pratos… Seja ela crespa, lisa, roxa ou americana.

O chef de cozinha Edu Guedes, ao lado de Renato Pires, dá dicas para escolher o alimento corretamente. O apresentador do ‘The Chef’ também ensina como higienizar e conservar a verdura, evitando o desperdício.

Hora da compra

As aparências enganam: nem todo alimento “feio” está estragado. É o que o chef Renato Pires explica. “O alface, às vezes, tem alguma ‘pontinha’ queimada, mas isso não quer dizer que a verdura está toda deteriorada”, afirma. No mercado, a folha do alface pode entrar em contato com temperaturas mais baixas, que causam os “machucados”.

Para ter certeza sobre o estado do alface, o segredo é comprá-lo fora da embalagem, que dificulta a visualização do alimento. “Prefiro comprar alface na feira. No mercado, ele já vem embalado e não consigo ver a parte de baixo, que é onde ele começa a oxidar. A aparência pode estar bonita, mas se você apertá-lo um pouquinho, consegue ver que a base está mole e não compra a verdura”, sugere Renato. “O feirante te oferece o que há de melhor e você consegue ver o produto inteiro”, completa.

O parceiro de Edu Guedes ainda dá dica de ouro para quem também quer economizar nas compras: frequente a “xepa”. “Costumo frequentar o fim da feira, que se chama ‘xepa’. Como nem todo alimento está estragado, você pode comprar os alfaces mais ‘feinhos’ por fora, porém bons por dentro, e economizar”, indica.

Não deixe de higienizar a verdura

Antes de guardar o alface, é preciso higienizá-lo corretamente para garantir a saúde da sua família. Confira a sugestão do chef Renato: “O  ideal é que você higienize-o com a solução diluída de cloro ou vinagre.” Deixe as folhas de molho por, pelo menos, 15 minutos antes de armazená-lo ou servi-lo.

Saiba como conservá-la na geladeira

Depois de lavar bem o alface, você deve guardá-lo em um pote fechado. O segredo é manter as folhas bem abertas e fazer camadas de papel toalha entre elas para mantê-las sequinhas. “Isso faz com que as folhas durem mais”, diz Renato.

Outra dica importante: “Você nunca deve guardar o alface na parte superior da sua geladeira. As folhas não podem tocar as paredes da geladeira pois elas queimam em contato com o frio. Por isso, armazene na parte de baixo da geladeira.”

Mais notícias