Pitadas de Gastronomia

Hambúrguer de acém e bacon leva molho de tomate rústico: anote a receita

Quem ensina o passo a passo é o expert em carnes István Wessel

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Hambúrguer de acém e bacon leva molho de tomate rústico: anote a receita
Hambúrguer de acém e bacon leva molho de tomate rústico: anote a receita
Envato Elements

Vamos pegar 800 gramas de acém, carne que dá um hambúrguer maravilhoso, 100 gramas de gordura de boi e 100 gramas de bacon picado. Aliás, uma informação importante: o blend não pode ter mais que 10% de bacon, se não o hambúrguer fica com muito sabor de bacon. 

Então, misture bem as carnes e faça 5 hambúrgueres de 200 gramas cada. Tem que pesar para ficar direitinho. Amasse e deixa cada um deles com, mais ou menos, 2 cm. Hambúrguer engatilhado, vamos fazer o molho rústico de tomate.

Separe 2 tomates e corte-o em quadrados pequenos de 1 cm mais ou menos. Tire apenas as sementes, a pele pode deixar. Jogue-os numa frigideira com 1 cebola picada e 2 talos de salsão picadinhos. Tempere com sal e pimenta a gosto e refogue até ele ficar bem, bem macio. Quando estiver macio, desligue o fogo e reserve. 

Agora, prepare o hambúrguer. Leve à frigideira com um pouco de azeite e grelhe por 4 minutos de cada lado. Quando estiver pronto, aqueça o molho de tomate rústico e sirva sobre os hambúrgueres. É muito bom!