Pitadas de Gastronomia

Wessel ensina a preparar um acém angus na churrasqueira

István Wessel

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Wessel ensina a preparar um acém angus na churrasqueira
Wessel ensina a preparar um acém angus na churrasqueira
Unsplash

O acém para o churrasco tem que estar permeado de gordura, estar mesmo todo pontilhadinho de gordura e cortado em fatias grosas, de 4 cm.

Aí, joga um sal e pimentinha dos dois lados e vai para a churrasqueira. Ele não demora muito mais que outra carne, porque o acém é uma carne macia, essa gordura impermeada faz a carne ficar macia. 
Veja também
Rocambole de carne com purê de batata | Band Receitas

Comprar uma carne de acém gorda não é difícil. Temperar com pimenta é bom, toda carne com gordura fica melhor com pimenta, bota na churrasqueira com uma brasa não muito forte, porque a fatia de 4 cm é uma fatia que dá um tempo maior para amaciar a carne e deixa ao ponto no meio. 

O acém, na anatomia do boi, é a continuação do bife de ancho, que é uma carne muito saborosa e macia. É basicamente a mesma carne, só que em pedaços diferentes. Quando o animal é novo e gordo, dá uma carne macia e excelente para o churrasco. 

As pessoas de churrascarias, açougues e supermercados estão descobrindo esse corte e, o mais importante, o churrasqueiro também. Vale a pena testar. 

Ouça colunas do István Wessel aqui