Hoje pode

Escalope de vitela ao molho marsala é prato suculento e untoso; aprenda receita

Pode ser com vinho marsala, madeira e até do porto; saiba como fazer receita saborosa e sofisticada da Carole Crema sem abrir mão da praticidade

Carole Crema com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Aprenda a fazer delicioso escalope de vitela
Aprenda a fazer delicioso escalope de vitela
Envato Elements

E a vitela, hein? Raramente falamos dela por aqui. É uma carne do boi jovem, mais clarinha, um pouco mais leve de sabor e que tem menos gordura justamente por conta do boi ser mais novo. Ela tem uma textura um pouquinho diferente, meio gelatinosa. É uma delícia!

Vamos fazer um filezinho, escalope de vitela ao marsala, que é um tipo de vinho licoroso, parecido com o vinho do porto ou vinho madeira. Se você preferir, pode até substituir por um desses dois, fica da sua preferência. 

Compre o filé de vitela escalope, o mais adequado é que esteja em corte do filé mignon. Tempere com sal e pimenta-do-reino — eu dou uma batidinha para ele ficar mais fino. Empane levemente na farinha de trigo e leve para a frigideira.

Frite esses filezinhos na frigideira com um pouquinho de manteiga. Coloque uma colher de chá de manteiga e frite-os dos dois lados. Reserve. Na borra que ficou na frigideira, você acrescenta meia xícara de vinho marsala e cozinhe até que reduza a duas colheres.

O ideal é deixar o fogo alto para evaporar o excesso e o que sobrar ficar bem encorpado. Desligue o fogo e coloque mais uma colher de manteiga e dê uma mexida na própria frigideira. Pronto! Derrame essa delícia em cima dos filés e vai ficar maravilhoso. Se você não gosta de vitela, pode optar por filé mignon que dá super certo também.

Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!