Sua Carta de Vinhos

Uva Pinot Blanc origina vinhos com aromas de flores e mel, explica sommelier

Segundo Alexandra Corvo, vinhos feitos com a Pinot Blanc terão aromas de flores brancas, favo de mel e rosas

Alexandra Corvo, por rádio BandNews FM

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Uva Pinot Blanc origina vinhos com aromas de flores e mel, explica sommelier
Uva Pinot Blanc origina vinhos com aromas de flores e mel, explica sommelier
Envato Elements


Ontem falamos da Gewürztraminer, uva que tem nível aromático muito intenso. Ao contrário de outras variedades que mudam suas características em função do clima, essas (como a Gewürztraminer, Moscatel e Torrontés) são variedades que mantém seus perfumes. A Riesling, de certa maneira, também é fácil de reconhecer pelo seu tipo de aroma, embora não seja uma variedade aromática. 

Mas, hoje, quero falar de uma uva pouco plantada e que não vemos muito por aí, que a Pinot Blanc. A irmã da famosa Pinot Noir, faz parte de uma família grande com a Pinot Meunier e Pinot Gris também. Ela é muito perfumada e adora o ambiente fresco e ensolarado da Alsácia, na França. Alguns dos melhores e mais típicos vinhos Pinot Blanc estão nessa região.

Ambientes frescos e ensolarados são perfeitos para o seu desenvolvimento aromático. Ela terá aromas de flores brancas, favo de mel, rosas... são vinhos que vocês devem buscar e experimentar, pois vale muito a pena perceber essa capacidade aromática da Pinot Blanc, que infelizmente não vemos muito por aqui.