Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

Tudo sobre tipos de uva, tendências, novidades, preços, escolhas e regiões mais promissoras na produção e fabricação de vinhos estão na coluna assinada pela sommelière Alexandra Corvo, uma das primeiras mulheres do País a se especializar no assunto.

Sua Carta de Vinhos

Sobrou chocolate da Páscoa? Harmonize com vinho do Porto estilo Tawny

Alexandra Corvo, por rádio BandNews FM 06/04/2021 • 17:37 - Atualizado em 06/04/2021 • 17:59
Sobrou chocolate da Páscoa? Harmonize com vinho do Porto estilo Tawny
Sobrou chocolate da Páscoa? Harmonize com vinho do Porto estilo Tawny
Envato Elements


Sobrou muito chocolate da Páscoa? Que tal harmonizá-lo com vinho? Bem, se você gosta de chocolate com nozes, amêndoas, doce de leite ou outros tipos recheados, com notas carameladas – como é o caso desses exemplos que eu citei – a dica é apostar nos vinhos do Porto de estilo Tawny. 

O vinho do Porto Tawny é produzido com muitas trasfegas, ou seja, os produtores passam, várias vezes, o vinho de um tanque para o outro. E o que que eles querem? Que o vinho entre muitas vezes em contato com o oxigênio e, com isso, mude sua coloração. 

O Tawny possui uma cor meio ruiva, alaranjada, e também perde aquele ímpeto alcoólico que os vinhos do Porto estilo Ruby têm. 

Além disso, possui notas mais amendoadas, de tâmaras, de figo... por isso, se você gosta de chocolate com frutas secas, ou com caramelo e doce de leite, o vinho do Porto Towne funciona superbem. 

OUÇA AS COLUNAS DA ALEXANDRA CORVO NA BANDNEWS FM.

  • alexandra-corvo