
Tudo sobre tipos de uva, tendências, novidades, preços, escolhas e regiões mais promissoras na produção e fabricação de vinhos estão na coluna assinada pela sommelière Alexandra Corvo, uma das primeiras mulheres do País a se especializar no assunto.
Sua Carta de Vinhos
Doce e alcoólico: conheça e saiba como harmonizar o vinho do Porto

O vinho do Porto é único. Ele não é um vinho que a gente bebe, bebe e bebe, ele é uma bebida para degustar.
Você não tem que servir naquelas tacinhas pequenas, mas pode colocá-lo numa taça média. Ela só não pode ser muito grande, justamente porque as maiores deixam o álcool muito evidente.
Como aqui no Brasil faz muito calor, não há problema nenhum em refrescá-lo um pouco, deixando a garrafa na geladeira antes de servir.
Sobre as características, o vinho do Porto é doce, alcoólico e, por isso, não se bebe muito. E ele tem, sim, uma vocação gastronômica. Quem é corajoso e gosta de fazer experimentações, pode harmonizá-lo com carnes mais gordas. Você não vai beber como a gente bebe um vinho seco, mas vai dar uma bebericada enquanto come.
Sem falar que o vinho do Porto é uma ótima porta de entrada para aqueles que querem sair do vinho doce de garrafão, para um de boa qualidade, até migrar para os mais secos.












































































































































































